Fundação de Ação Social promove festa de encerramento do projeto Pró Vida Cidadã

30/11/2006 16:38:19 - Jornalista: Simone Noronha

As 100 crianças inscritas no projeto Pró Vida Cidadã, no bairro Botafogo, tiveram um dia diferente nesta quinta-feira. Elas participaram da festa de encerramento do projeto este ano, promovida pela prefeitura, através da Fundação de Ação Social, responsável pelo projeto. Durante todo o dia, as crianças participaram de brincadeiras e atividades como apresentação de capoeira, teatro e coral. O tema desenvolvido nas atividades da festa de encerramento foi Consciência Negra.

Além do pólo do Botafogo, o Pró Vida Cidadã funciona também nos bairros Nova Holanda e Parque Aeroporto. De acordo com a coordenadora do projeto, Wanda Machado, o principal objetivo é tirar estas crianças de situações de risco social. “Geralmente, elas são encaminhadas pelo Conselho Tutelar ou pela própria comunidade”, explicou. Feito em parceria com o estado, através do Programa de Atenção Integrada á Família (Paif), o Pró Vida Cidadã atende ao todo 300 crianças entre sete e 14 anos.

O projeto funciona nos turnos da manhã e da tarde, respeitando o horário da escola de cada criança. Lá, ela participa de atividades esportivas e oficinas de música, artes, teatro e capoeira. Além disso, o projeto oferece reforço escolar em português, matemática e leitura, e orientações sobre higiene e saúde e ética e cidadania.

“Nos três pólos, acontece a atuação de equipe técnica formada por assistentes sociais e psicólogas para prestar auxílio às crianças e suas famílias, com a doação de cestas básicas e acompanhamento médico, quando for necessário”, explicou o presidente da Fundação, Fernando Horta. As profissionais fazem um trabalho psicossocial, envolvendo também as mães: elas visitam as casas, acompanhando o desenvolvimento social, cultural, psicológico e familiar das crianças.