Fundação de Ação Social realizará campanha para conscientização da adoção

24/05/2005 18:38:58 - Jornalista: Sonia Braga e Catarina Brust

O presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernando Horta, vai participar do Encontro Nacional de Apoio a Adoção (ENAPA) que será realizado de quinta-feira a domingo, em Goiânia, Goiás.

- Amanhã (25) é o Dia Nacional da Adoção e queremos iniciar, em breve, uma campanha nas escolas para acabar com o preconceito em relação à adoção. Os adotados são filhos do coração -, afirma Fernando Horta. Ele explica que participar do ENAPA é uma forma de buscar mais subsídios para a realização de uma campanha de desmistificação da adoção no município de Macaé. Horta acrescenta que a intenção de comemorar esse dia é uma oportunidade de contribuir para a desmistificação da adoção e ajudar na conscientização da população.
O Dia Nacional da Adoção foi instituído como o Dia Nacional da Adoção. Sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. A data serve mais para reflexões do que para festejos.
Em Macaé, o Centro Municipal de Apoio à Infância e Adolescência - Cemaia, abriga, atualmente, 30 crianças conforme medida de proteção prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, aplicada pelo Ministério Público, Conselho Tutelar e Poder Judiciário. São crianças cadastradas na Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), implantada em julho de 1993. No entanto, a preferência dos casais cadastrados para adoção é para crianças recém-nascidas, de pele branca, sem problemas de saúde e do sexo feminino.
A maioria das crianças que estão na instituição tem idade acima dos três anos, todas com esperança de encontrar um lar na própria cidade. Em alguns casos, são grupos de irmãos. Esse fator, além da demora do poder judiciário, emperra o processo de adoção. “É justamente nesta consciência que a data deve ser pouco comemorada e serve como reflexão profunda sobre o caso”, frisa.