Foto: Divulgação
A apresentação tem como tema a Via Sacra e acontecerá em duas sessões na quarta-feira (23)
Na Semana Santa, a Fundação Macaé de Cultura abre suas portas para a apresentação do cordel chamado "Procissão ou Jesus no Xadrez", do cordelista paraibano Chico Pedrosa. A exibição é uma divertida história que conta, por meio de cordel, um dos temas mais tradicionais que é a Via Sacra. Serão duas sessões gratuitas nesta quarta-feira (23) às 11h30 e 14h30 na Praça das Artes, entrada do Centro Macaé de Cultura.
O organizador do evento, o publicitário e ator Helder Santana, conta que a ideia é utilizar a literatura de cordel como a ferramenta de incentivo à leitura e representatividade da cultura popular. “A iniciativa não somente promove a cultura popular como envolverá o público presente na literatura de cordel. Com o cordel contamos histórias de pessoas comuns, coisas do cotidiano que as pessoas se identificam e ensinam valores", ressalta.
Literatura de cordel - Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito, frequentemente, na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos, sendo alguns ilustrados. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores. Para reunir os expoentes deste gênero literário típico do Brasil, foi fundada em 1988 a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, com sede no Rio de Janeiro.
SERVIÇO
Cordel "Procissão ou Jesus no Xadrez" com Helder Santana
Centro Macaé de Cultura
Av. Rui Barbosa, 780 - Centro