logo

Fundação de Cultura: muitos projetos para 2005

24/02/2005 17:08:22 - Jornalista:

A criação de um Fórum Municipal de Cultura, a Lei Municipal de Incentivo à Cultura e a Universidade das Artes, são alguns dos projetos para incentivar o setor em Macaé.

A presidente da Fundação Macaé de Cultura, Ivana Mussi Luz, apresentou hoje (24/2) os projetos e a programação para o ano de 2005. A criação de um Fórum Municipal de Cultura, a Lei Municipal de Incentivo à Cultura e a Universidade das Artes, são alguns dos projetos da presidente para incentivar o setor no município. “A prefeitura de Macaé é a grande parceira da cultura. O prefeito, Riverton Mussi, tem se colocado à disposição para viabilizar esses projetos”, informou Ivana.

Ao apresentar sua equipe de trabalho, Ivana disse que está em andamento a elaboração de um projeto para revitalização do Cine Clube de Macaé, que passará a ser uma Academia da Cultura. Com a Petrobras, ela vem mantendo reuniões para realização de ciclos de palestras, além de programações para Macaé, dentro da área. “A criação da Universidade das Artes e a Lei Municipal de Incentivo à Cultura, vão projetar a cidade de Macaé”, enfatizou.

A programação da fundação abrange o primeiro semestre de 2005. Começa em março, com a Tarde de Integração da Melhor Idade, dia 1º, a reabertura do Teatro Municipal, no dia 02 e passa pelas comemorações do aniversário do músico Benedito Lacerda, dia14. A encenação da Paixão de Cristo será nos dias 25 e 26, no Parque da Cidade.

Projetos como o Art Luz, o Corafro, a Escola de Artes Maria José Guedes e o Conservatório Macaé de Música continuam com força total, com várias atividades em andamento. O Dia Internacional da Mulher (8/03) terá comemorações, no Teatro Municipal, e diversas ações na Praça Veríssimo de Mello, em parceria com outras secretarias municipais.

Ivana Mussi destacou também a importância da Biblioteca Pública Municipal, a Galeria de Arte Hindemburgo Olive e o Solar dos Mellos, na vida cultural da cidade. “Só em 2004, a galeria de arte recebeu 30 mil visitantes. Recebemos cerca de 150 portifólios de artistas plásticos do país e do exterior, interessados em expor na nossa galeria”, informou o curador da galeria, Eisaburo Mori.

Ângela Terra, responsável pelo Art Luz, explicou que o projeto só tem crescido e tende ser ampliado a outros locais e também para a serra macaense. “O projeto existe, há oito anos, e é uma ajuda para quem busca uma Macaé melhor”, conta Ângela acrescentando que o Art Luz atende 1.600 alunos.

Para esse semestre ainda, Ivana adianta que, vários eventos vão ser agendados para comemorar os aniversários da Biblioteca, em abril, do Conservatório, em maio e do Teatro Municipal, em junho. O núcleo de Dança retorna em junho, e a Casa de Educação e Cultura Emílio Gato, no distrito do Sana, também funcionará, durante o ano, com várias atividades, como oficina de fibra de bananeira e videoteca.