A Fundação Macaé de Cultura (FMC) participou do lançamento do projeto “Leia Mais Seja Mais” na sede da Fundação da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, atendendo ao convite do Ministério da Cultura ao participar do lançamento do projeto “Leia Mais Seja Mais” , na sede da Fundação da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro. Representando a presidente da FMC, Sheila Polly, estiveram presentes a coordenadora das bibliotecas rurais públicas, Célia Jatobá e a pedagoga cultural, Terezinha Vasconcelos.
O projeto tem como objetivo fazer o livro chegar a toda parte do Brasil através das bibliotecas públicas das fundações culturais e das secretarias de Educação. Como disse a Ministra da Cultura na abertura do evento, Ana de Hollanda, “ um país rico é feito de leitores”. O projeto é uma das ações do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL).
A cerimônia foi aberta de maneira criativa com apresentação de uma música cantada contador de história e escritor, Atílio Gregório, que ganhou o apoio do público fazendo um coro ao cantarolar. Célia e Terezinha foram recebidas pelo presidente da Fundação Biblioteca Nacionais (FBN) e Gerente da Diretoria do Livro e leitura do Ministério da Cultura, Galeno Amorim, que manifestou a alegria de ter a Fundação Macaé de Cultura como grande parceira em todos os projetos sinalizados por eles, solicitando que incentivem as pessoas a divulgar nas redes sociais a capa do livro que leu.
– Essa parceria com os governos federal e estadual é fantástica, pois nos impulsiona a difundir e disseminar a cultura como um todo. E a nossa participação nos eventos funciona como um intercâmbio e um multiplicador de informações, avaliou Jatobá.
Para a pedagoga cultural, Terezinha Vasconcelos, manter este relacionamento com outras instituições dá um dinamismo diferenciado aos trabalhos. “Temos uma gestora muito receptiva e isso é muito motivador para o trabalho na Fundação. Sheila Polly delega e dá recursos, isso nos faz ficar mais comprometidos ainda”, declarou.
Vale ressaltar que Macaé, através da Fundação de Cultura, está constituindo um comitê para consolidar as metas do governo em transformar o município numa cidade leitora, seguindo as ações do PNLL. “Um dos nossos grandes investimentos é com a política do livro e da leitura. Neste período já revitalizamos a Biblioteca Henriqueta Marotti, em Glicério, a ampliação e mudança de local com acessibilidade da Biblioteca Télio Barreto, a criação da Biblioteca Córrego do Ouro e a do Aeroporto, que será inaugurada no início de setembro”, ressalta a presidente da FMC. Diante das ações citadas, a Fundação Macaé de Cultura comprova que já se antecipou às ações do Proler, e que cada dia amplia mais suas realizações visando proporcionar aos munícipes condições de aumentar seus conhecimentos culturais.