A Fundação Macaé de Cultura (FMC) recebeu a doação de 500 exemplares da publicação “Serras Fluminenses: Territórios Culturais – Arqueologia, Educação Patrimonial e Patrimônio Imaterial da região”, produzido pelo Instituto de Arqueologia Brasileiro (IAB), patrocinado pela Eletrobras Furnas, com apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional – IPHAN.
A entrega dos exemplares foi feita pelo arqueólogo e organizador da publicação, Antônio Carlos Souza, juntamente com o representante do IAB, Marlon Diniz, a vice-presidente da Fundação e consultora jurídica, a Drª Maria Auxiliadora de Moura Ferreira e a responsável pela parte de Identidade e Memória do setor de Arte & Cultura, Salma Marques, nas dependências da Fundação.
Na ocasião, Maria Auxiliadora expressou todo o contentamento da instituição em ampliar o acervo interno e, em breve, das bibliotecas públicas municipais, com essa obra que lista um belo inventário da região pesquisada. Aos representantes do IAB ficou o convite feito pela procuradora de aprofundar pesquisas na região de Macaé, onde há exemplos como os dos cemitérios enigmáticos localizados na região serrana do Sana, entre outros.
Com o tema “A energia que revela a cultura”, o trabalho foi desenvolvido em pesquisas realizadas por toda área de influência da Linha de Transmissão 138 Anta Simplício – Rocha Leão, de Eletrobras Furnas, que cruza os municípios fluminenses de Sapucaia, Sumidouro, Duas Barras, Bom Jardim, Trajano de Morais, Macaé e Rio das Ostras.
Cumprindo as exigências da legislação ambiental para implantação de empreendimentos dessa magnitude foram desenvolvidos diversos programas socioambientais, entre eles o programa de arqueologia, comandado pelo IAB que por mais de quatro meses, durante o ano de 2010, promoveu projetos de Arqueologia, Educação Patrimonial e Levantamento para Estudo de Patrimônio Imaterial. Os municípios tangenciados pela linha de transmissão revelam preciosidades culturais, que podem ser descobertas e reconhecidas nesse livro e no CD-ROM que o acompanha.
Os contatos na época da pesquisa foram feitos com a coordenadora de Bibliotecas Rurais, Célia Jatobá, que recebeu o arqueólogo Antônio Souza na Biblioteca Pública Municipal Henriqueta Marotti e ofereceu o suporte que orientou a pesquisa em Macaé (distritos do Frade, Glicério e Córrego do Ouro).
Sheila Polly, presidente da Fundação declarou: "Vamos distribuir estes exemplares entre as bibliotecas públicas municipais, o Solar dos Mellos, a Escola de Arte Maria José Guedes, dentre outras instituições. O material além de educativo é de ótima qualidade", comentou.