Foto: Thaíssa Araújo
Prefeitura estimula o despertar de talentos
Tendo como um de seus objetivos fomentar a difusão de talentos e proporcionar à comunidade condições de desenvolvimento cultural, incentivando e difundindo a cultura em seus diversos aspectos, a Fundação Macaé de Cultura (FMC) abre, nos dois primeiros meses de 2016, espaço para matrículas em cursos de dança, teatro, música e arte plástica. Por meio das Escolas Municipais de Dança (EMDança), de Artes (Emart) e do Polo Cultural da Fronteira, serão oferecidas vagas para que crianças e adultos de Macaé possam desenvolver formação na área de arte-cultura.
Na Escola Municipal de Dança, considerada como o principal centro de ensino de dança da cidade, serão ofertadas gratuitamente a crianças, adolescentes e jovens, durante este ano, os cursos de balé clássico, jazz, dança contemporânea e urbana (hip hop). Segundo a coreógrafa, bailarina e diretora da Escola, Ivana Mussi, mesmo que os alunos da casa já tenham efetuado suas rematrículas em dezembro, ainda há vagas para alunos novos.
- A EMDança é muito procurada por famílias que querem proporcionar aos seus filhos os benefícios do balé e da dança, seja para melhorar o condicionamento físico ou para realizar um desejo de infância. Nós matriculamos anualmente, em média, 500 alunos na faixa etária de cinco a 18 anos, disse, completando que a Escola tem o projeto de criar um curso técnico voltado para os alunos que tenham interesse em se aperfeiçoar.
As inscrições para os novos alunos deverão começar no próximo dia 18 e as vagas são limitadas. Os documentos necessários são: duas fotos 3x4 e cópias da certidão de nascimento, da declaração escolar, de atestado médico e do comprovante de residência. Os aspirantes às vagas menores de 16 anos deverão estar acompanhados dos responsáveis que também apresentam documentos como carteira de identidade, CPF e título de eleitor. As aulas deste ano reiniciam em março. A EMDança ocupa os três andares do prédio anexo do Clube Social Fluminense, na Praça Veríssimo de Melo.
Emart - A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), que proporciona semestralmente uma grade curricular de cursos de música (com aprendizado para todos os instrumentos), pintura, discotecagem e arte cênica, às pessoas que buscam gratuitamente conhecer, estudar e praticar a arte, inicia inscrições para jovens e adultos no próximo dia 19, encerrando dia no 29.
Quanto às matrículas para crianças de sete a 12 anos, estas serão feitas no mês de fevereiro, entre os dias 18 e 19. A recomendação é que as crianças e adolescentes estejam acompanhadas por seus pais ou responsáveis. Todos deverão estar munidos de documentação pessoal e comprovante de residência. Na oportunidade, serão oferecidas vagas para os cursos de canto e teclado infantil e adulto, violão, violino, violoncelo, bateria e percussão, entre outros.
Polo Fronteira - No Polo de Cultura da Fronteira, as inscrições para alunos novos será feita entre os dias 1º e 5 de fevereiro, com vagas limitadas. O espaço disponibiliza aulas de dança urbana, balé, jazz, capoeira, lambaeróbica, percussão, teatro, oficina de artes, circo, ginástica localizada, corfebol (jogo holandês) e grafite para a comunidade local e adjacência. Todos deverão apresentar documentação pessoal. De acordo com a coordenadora do Polo, Keila Quirino, as aulas recomeçam no dia 15 de fevereiro logo após o Carnaval.
O Polo de Cultura da Fronteira, mantido pela FMC, atende cerca de 400 alunos e possui 12 professores. A missão do Polo é, entre outras coisas, a transformação e inclusão sociocultural das famílias da comunidade. As crianças e adolescentes participam das aulas culturais sempre no horário em que não estão nas salas de aula escolares.