logo

Fundação Macaé de Cultura apresenta à Petrobras projeto do Cine Clube

22/08/2007 17:51:32 - Jornalista: Equipe Secom

A presidente da Fundação Macaé de Cultura (FMC), Conceição de Maria Rosa, entregou, na terça-feira (21), o projeto executivo do Cine Clube Macaé Petrobras ao gerente de Comunicação e Segurança de Informações da Unidade de Negócios Bacia de Campos, Lincoln Weinhardt. Foi repassado também oficialmente, o convênio entre a estatal, a prefeitura de Macaé e a FMC, com duração de 20 anos, orçado em R$ 7 milhões para revitalização e em R$ 11 milhões para manutenção do local.

O gerente de Comunicação estima que o processo de licitação para empresas empreiteiras terá início em curto prazo. A previsão é que as obras comecem no início de janeiro do próximo ano e sejam concluídas em cinco meses, para que o novo espaço cultural seja inaugurado no aniversário da cidade, em 29 de julho. A última versão do projeto do arquiteto João Uchoa, um anexo de mais de 500 páginas, tem um melhor aproveitamento dos espaços internos. Para que o cronograma seja cumprido, deverão ser contratados trabalhadores também para turno avançado, até às 22h.

Além da mão-de-obra empregada na construção do empreendimento, foi pauta da reunião a força de trabalho, especialmente a que tem qualificação técnica, que será necessária ao funcionamento do cine clube. O projeto prevê cursos de cinema e de audiovisual, entre outros. “Por ser um investimento de longo prazo (20 anos) formaremos mais de duas gerações”, ressaltou Conceição de Maria.

Dentro de um mês, a Fundação de Cultura encaminhará ao setor as especificações referentes ao mobiliário e ao equipamento técnico necessário. “Não apenas os equipamentos de áudio-visual para o cinema, mas também aqueles que se incluem no plano pedagógico, porque o objetivo comum é a formação profissional de alto nível, em cursos de referência”, explicou Lincoln.

A proposta do projeto é formar um pólo regional integrador de cultura em Macaé, que beneficiará em cada ano a mais de 2.500 pessoas. “Convênios com projetos do governo Federal e Estadual, com instituições de ensino superior, escolas de cinema e de artes e com gestores culturais possibilitarão a ampliação das possibilidades”, acrescentou o vice-presidente da FMC, Denilson Machado. Na reunião, também foi discutida a criação do comitê gestor, com a participação de representantes da fundação, da Petrobras e da classe artística. Também participou do evento o consultor em gerenciamento de projetos, Lahir Bockrni Dinsmore.