A Fundação Macaé de Cultura está passando por modificações. O produtor cultural Luca Loureiro é o mais novo superintendente das Vertentes Culturais. Ele assumiu o cargo que era da agente cultural Ângela Terra, atual vice-presidente da Fundação. A superintendência de Vertentes Culturais vai integrar as coordenadorias – Corafro, Art Luz, Ecotrupe, Casa do Sana, Escola de Artes, Galeria Hindemburgo Olive, Biblioteca e Macabaíba – para um trabalho em conjunto.
“Dessa forma, haverá uma união de forças para proporcionar uma maior visibilidade à Fundação Macaé de Cultura”, diz o produtor cultural. Segundo Luca Loureiro, é necessário o apoio da comunidade, dos artistas, dos órgãos públicos e das empresas privadas, que queiram participar dos trabalhos da Fundação Macaé de Cultura. Como exemplo de integração, ele citou o Sana, onde futuramente poderão atuar, junto aos artistas locais, o Ecotrupe – grupo que trabalha com teatro enfocando a ecologia – e o Corafro. Atualmente, o sexto distrito de Macaé conta com a atuação cultural do Projeto Art Luz.
Uma vida dedicada à cultura
Luca Loureiro é bacharel em Artes Cênicas pela UniRio. Como produtor cultural, tem desenvolvido diversos projetos. Ele atuou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, durante sete anos, onde colaborou na produção de óperas, balés e concertos.
Em 1991, Luca trabalhou na montagem do Centro Macaé de Cultura junto com Ivana Mussi, Alba Valéria e Norinha, liderados pelo então secretário municipal de Cultura, Aldo Mussi. Ainda naquele ano, ele transferiu-se para o Teatro Municipal de São Paulo, de onde iniciou trabalhos na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Dentre os projetos que participou naquela cidade, estiveram o Interior Acústico e o Cine Paradiso – revitalização dos cinemas do interior paulista.
Além disso, o produtor cultural trabalhou na organização do Festival de Música de Campos do Jordão. Em 2000, ele participou da montagem da Bienal de Veneza, onde organizou a exibição da obra de artes plásticas de Ernesto Neto.
Em Macaé, Luca Loureiro quer dar seqüência aos trabalhos já realizados, onde tem a intenção de reforçar os ideais culturais propostos pela presidente da Fundação Macaé de Cultura, Ivana Mussi.
- Há menos de um mês em Macaé, já participei do Fórum Interno de Cultura da Fundação Macaé de Cultura e estou conhecendo os espaços culturais da cidade, conclui.