logo

Fundação Macaé de Cultura investe em novos talentos

30/03/2011 09:07:23 - Jornalista: Eloísa Seady

Após oito anos de criação, a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, mais conhecida como Emart, vinculada à Fundação Macaé de Cultura, apresenta um crescimento tanto a nível técnico profissional, quanto ao número de alunos, que se forma a cada ano. Sendo a primeira escola de artes do município, a presidente da fundação, Sheila Polly, ressalta que todos os cursos são gratuitos e têm por objetivo formar e auxiliar o ingresso dos mesmos na vida profissional.

Neste ano, a escola traçou novos projetos, ministrando novos cursos com professores altamente qualificados, gerando mais credibilidade e oportunidade. De acordo com o diretor da Emart, Bruno Py, além dos cursos já ministrados pela instituição, estão abertas inscrições para piano e improvisação, com o professor Jeff Gardner. “Vamos montar grupos de prática de improvisação com repertório de jazz e blues. Os interessados devem passar por uma audição e seleção. São poucas vagas e a participação está aberta a qualquer músico, mesmo aqueles que ainda não são alunos da Emart”, informa Py.

- Este é o primeiro de uma série de outros cursos que passam a fazer parte da grade da Fundação Macaé de Cultura. Com adiantou o diretor Bruno Py, a proposta é trazer novos alunos, ampliando a abrangência da escola e a oportunidade de novos aprendizes, relata Sheila Polly.

Pianista americano na Emart

O pianista e compositor Jeff Gardner nasceu em Nova York. Sua obra é influenciada pelo clássico, pelo jazz e, principalmente, pela música brasileira. Estudou com nomes lendários do universo jazzístico, como John Lewis, Charles Banacos, Don Friedman, Jaki Byard além de Nadia Boulanger, Ruth Schontal, e Ivan Tcherepnin na música erudita.

O interesse pela música brasileira foi intensificado através de suas inúmeras vindas ao Brasil. Aqui, teve a oportunidade de tocar ao lado de artistas como Hermeto Pascoal, Victor Assis Brasil, Toninho Horta, Paulo Moura, Hélio Delmiro, Mou Brasil, Dori Caymmi, João de Aquino, Mauricio Einhorn, Bocato, Robertinho Silva, Nilson Matta, Nivaldo Ornellas, Arismar do Espirito Santos, Sizão Machado, Marcelo Martins, Alexandre Carvalho, Pascoal Meirelles, Carlos Balla, André Neiva, Caio Marcio, Alberto Continentino, Rafael Barata e Nelson Veras. Sua clareza ao lidar com a música brasileira e ritmos como samba, afoxé e baião surpreendem e confundem o ouvinte a respeito da origem do próprio artista.

Jeff tem 17 CDs gravados, sem incluir aqueles em que realizou participações especiais. São eles: “Continuum” com Eddie Gomez e Billy Hart; “Alchemy” com Gary Peacock; “Second Home” com Rick Margitza; “Spirit Call” em piano solo; “Noches Habaneras”, gravado em Havana, com Felipe Cabrera e Julio Barreto; “Maraca”; “Anga”. Pode-se citar ainda “The Music of Chance”, inspirado pelos livros de Paul Auster e que conta com as participações de Rick Margitza, Ingrid Jensen e Drew Gress. Além desses, Jeff gravou três CDs na cidade do Rio de Janeiro: “Sky Dance”, com a participação especial de Gilberto Gil; "Street Angels" com a participação de Carlos Balla, Marcos Suzano, Marcelo Martins, Alexandre Carvalho e outros; e “Abraços”, um trio acústico com Carlos Balla e Alb erto Continentino - uma homenagem aos grandes mestres da música instrumental brasileira, em ritmo de samba, bossa nova, baião e afoxê. Destaque para o CD "Grace", gravado ao vivo com o baixista David Friesen, que foi consagrado pela revista “Jazz Times” como um dos 10 melhores de 2002, e para o CD "Breath", lançado em 2007, um trio de jazz com Drew Gress e Anthony Pinciotti. O mesmo trio gravou o CD “Lovelight”, lançado em 2008.

Fortemente envolvido no ensino musical, Jeff foi professor na New York University, e tem ministrado cursos de jazz e música moderna em muitas universidades, escolas e conservatórios ao redor do mundo. Ele é autor do método completo de técnica pianística e improvisação - “Jazz Piano: Creative Concepts and Techniques” (500 pg + CD), “Sentimento Brasileiro”, “Jeff Gardner’s Blues Book”, "Shapes" (estudos intervallicos) e “Easy Jazz Preludes” (todos editados por Editions H. Lemoine – Paris) além do “24 Jazz Preludes” (Terramar Music). Também é co-autor com Niels Lan Doky de “Jazz Transcription” (Advance Music). Jeff tem publicado várias matérias sobre jazz e música brasileira na revista norte americana Keyboard Magazine.