A instituição Flor do Amanhã foi contemplada, nesta semana, com o Projeto Leitura em Movimento, da Fundação Macaé de Cultura, que tem por finalidade levar entretenimento cultural aos que possuem dificuldade em vir até ao Centro Macaé de Cultura. Sendo um projeto itinerante, a bagagem é recheada de surpresa e muita diversão, além de muito entusiasmo em fazer que essas pessoas participem de todas as atividades propostas.
Situado no bairro da Nova Holanda, o Flor do Amanhã atende inúmeras crianças, doando alimentação, roupas, brinquedos, livros e outras doações recebidas pelos voluntários num sério trabalho de cidadania. Foi com esse espírito que a equipe do Leitura em Movimento realizou a tarde da criançada.
A programação teve início com um Teatro de Fantoche, contando uma das mais conhecidas histórias da literatura infantil, “Chapeuzinho Vermelho”. Encantados com os personagens, as crianças interagiam totalmente com o grupo. Em seguida, participaram de uma oficina, confeccionando marcadores de livros, que obteve sucesso já que cada um queria mostrar que possuía mais habilidade que o outro.
As atrações continuaram com a exibição de quatro curta-metragens: A Biquinha do Amor, A Porquinha de Tamanco, Vinagre e Gira, sobre as lendas folclóricas macaenses produzidas pelo Acervo de Patrimônio Histórico – Solar dos Melos.
As atividades foram encerradas com músicas apresentadas pelos professores da Escola Municipal Maria José Guedes (Emart), Eduardo Bruno no sax e Anderson Gomes no teclado, que além de tocarem, explicaram a utilidade dos instrumentos musicais e a importância da música para o desenvolvimento cultural das pessoas. Tudo aconteceu com interação entre os músicos e as crianças que tiveram oportunidade de experimentar, na prática, os instrumentos que para muitos era um sonho.