Fundação Macaé de Cultura reabre galeria de artes homenageando Maria Klonowska

06/08/2014 15:04:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

O cenário macaense das artes plásticas após muito tempo desativado se volta novamente ao público com a reabertura da Galeria de Artes Hindemburgo Olive, no Centro Cultural, nesta quinta-feira (7), às 19h. Administrado pela Fundação Macaé de Cultura (FMC), e totalmente restaurado, nesta gestão, o espaço recebe “A Arte de Maria”, numa homenagem à Maria Klonowska, através de um olhar intimista sobre a vida e o acervo deixado pela artista, uma reunião de coloridas telas em tapeçaria, pinturas e alguns de seus objetos pessoais, como a cadeira de descanso preferida e o cavalete de pintura. A visitação é de segunda a sexta, das 9h às 17h, até o dia 05 de setembro.

O conceito da exposição é contar sobre o lado simples e criativo da Maria artista, mãe, amiga, esposa, professora, pessoa singular e, ao mesmo tempo, múltipla que, utilizando pincéis, tintas, agulhas e linhas, trilhou o caminho das artes de maneira brilhante e inspiradora, obtendo reconhecimento e aplausos de quem conheceu sua obra. Veio a falecer aos 90 anos, em maio de 2014, deixando espalhada pelo mundo uma obra admirável, além do acervo particular cedido à Fundação Macaé de Cultura pelos filhos Vicente Klonowski e Casemiro Klonowski, exclusivamente para a mostra. As peças não estão à venda, são exclusivas para apreciação.

Para reabrir as portas da galeria, a FMC escolheu Maria Klonowska por entender que além de um talento raro, do poder criativo e ousadia de inventar suas próprias técnicas, é também inspiradora para quem lida com as artes plásticas e manuais. E de forma especial para que as artesãs macaenses vejam na artista um incentivo maior para expandir o que elas têm de melhor a oferecer ao público. A exposição foi organizada pela Fundação Macaé de Cultura e é a primeira da série que será apresentada este ano.