Para oferecer assistência e apoio a crianças e adolescentes vítimas de violência física, psicológica ou sexual, a Fundação de Ação Social (FAS) implantará o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) em Macaé. Com este objetivo, o presidente da FAS, Fernando Horta e a coordenadora estadual do Creas, Adriana Guilherme, se reúnem nesta quarta-feira (3), às 15h, no Hotel Crystal. Na reunião serão apresentadas as principais ações do programa, cuja meta, além de ajudar as vítimas, também é proporcionar atendimento a suas famílias.
Segundo Fernando Horta, o Creas é uma unidade pública estatal que atende prestando serviços de media complexidade, especializados e continuados a indivíduos e suas famílias, cujos direitos foram violados. Além disso, o programa busca promover a integração de esforços, recursos e meios para enfrentar a dispersão dos serviços, potencializando a ação aos seus usuários. Também envolve profissionais, órgãos municipais que em trabalho multidisciplinar buscam ofertar apoio e acompanhamento individualizado.
Com a implantação do Creas, a rede de serviços de atendimentos será ampliada, destacando-se o atendimento a adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas, como Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços a Comunidade (PSC), que serão acompanhadas pelos profissionais do programa. O Creas abrange também outros serviços individualizados como atendimento psicossocial, encaminhamentos a rede sócio-assistencial, visitas domiciliares, grupos terapêuticos e ainda execução de trabalhos na área de prevenção.