logo

Fundo de Desenvolvimento vai financiar novos investimentos para cidade

25/01/2008 16:25:31 - Jornalista: Janira Braga

O Fundo de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) da prefeitura de Macaé vai conceder linhas de crédito para financiar novos empreendimentos no município, com a vertente de atrair negócios e investimentos. O anúncio do novo perfil do Fumdec foi feito pelo prefeito Riverton Mussi (PMDB) durante inauguração da nova sede da autarquia, na Avenida Agenor Caldas, 261, no bairro Imbetiba, nesta sexta-feira (25). Junto com a secretaria Executiva de Indústria e Comércio, que passa a funcionar no mesmo lugar, o setor empresarial ganha fôlego para atrair novos negócios.

- Antes da reforma administrativa, o Fumdec tinha a vertente mais direcionada para o social e agora cumpre o papel de atrair novos parceiros e fortalecer o setor empresarial que está na cidade – ressaltou o prefeito, acrescentando que é fundamental o investimento em setores além da vocação natural da cidade – o petróleo e o gás natural – para injetar ânimo na economia local. “Além de aquecer o setor empresarial, outra ação que estamos trabalhando é o desenvolvimento educacional dos munícipes, como na Cidade Universitária”, lembrou.

Riverton Mussi pontuou que a atração de novas empresas, a parceria com a Petrobras e os governos estadual e federal possibilita novas obras e investimentos para a cidade, como a duplicação da Rodovia Amaral Peixoto (Estado e Petrobras), a ampliação do abastecimento da água no município (Estado), convênios na área de habitação com a Caixa Econômica Federal (União).

De acordo com o presidente do Fumdec, Francisco Navega, o objetivo da autarquia será desenvolver Macaé com vistas ao crescimento sustentável. “Vamos melhorar o ambiente de negócios em Macaé com Parcerias Público-Privadas. Temos grandes arranjos prontos como agropecuária, turismo de negócios e lazer, além da pesca, que são setores que podem promover inclusão social, renda e trabalho”, destacou, acrescentando que a metodologia de conceder linha de crédito é aceita pelo Tribunal de Contas do Estado.

Navega comentou que alavancar outros setores da economia é meta do Fumdec, aproveitando o arranjo produtivo do petróleo e gás na captação de novos investimentos. “O nome Macaé está consolidado como pólo econômico e neste momento queremos multiplicar investimentos, aumentar empregos para a cidade, junto com responsabilidade social e ambiental. A parceria entre a secretaria de Indústria e o Comércio e o Fumdec será grande”, disse. A retomada do Condomínio Industrial, a zona de serviços e negócio, e a construção do novo shopping foram alguns projetos citados por Navega.

Condomínio Industrial vai aquecer setor industrial

Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Guilherme Jordan, a área de 320 mil metros quadrados do Condomínio Industrial está disponível para instalação de empresas e indústrias de segmentos diversos, além do petróleo e gás. A prefeitura e o governo do Estado vão firmar um convênio para a cessão definitiva da área para a prefeitura, o que dará andamento ao projeto. “Além disso, estamos hoje entregando o Canal do Empreendedor, que vai desburocratizar o processo de instalação de novos empreendimentos na cidade”, disse.

O secretário Especial de Desenvolvimento Local, Jorge Aziz, comentou que projetos como a Escola Técnica Rural, a Cidade Universitária com a instalação da UFRJ e a perspectiva de criação de uma indústria farmacêutica com linha fitoterápica são focados no desenvolvimento da cidade que somam à perspectiva de crescimento sustentável.

Para o presidente do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Luiz Mário Concebida, todos municípios devem criar mecanismos de atração de negócios. “O maior incentivo é o crédito desburocratizado. O fundo é um programa de desenvolvimento”, analisou.

Representantes da classe comercial e industrial de Macaé, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), José Edmundo e da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Francisco Navega destacaram a importância do fortalecimento econômico da cidade. O vereador Luiz Fernando Pessanha representou a Câmara e salientou também que o Fumdec vai ampliar a fonte de emprego de Macaé.