A Fundação Educacional de Macaé (Fumenac) está com inscrições abertas para o curso “Política, Criação e Subjetividade em Foucault”, ministrado pelo mestrando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Leonardo Schwab. O curso, gratuito, é destinado a profissionais e estudantes da área da educação, direito, saúde, comunicação e arte.
Os interessados em se inscrever deverão baixar a ficha de inscrição no site www.funemac.edu.br e após seu preenchimento enviar para o e-mail: cursofunemac@yahoo.com.br . Estão sendo oferecidas 35 vagas, com início das aulas marcadas para o dia 19 de abril.
O curso prossegue nos dias 26 de abril, 3, 10, 17 e 24 de maio e abordará os temas: A "vida na polis" e as "relações do poder", "Discursos", "criação" e "direitos", "Tecnologias políticas" e "Subjetividades", "Microfascismos", "Potência" e "Pedagogia".
Segundo o professor Leonardo Schwab, a proposta de realização do curso é avançar em estudos a cerca das ideias e questões de Foucault, sem deixar de introduzir seus principais fundamentos aos novos estudiosos.
- Passaremos durante o curso, dentro do programa já elaborado, pelos três momentos principais da sua pesquisa: da Arqueologia, da Genealogia e da Ética ou Cuidado de si. No entanto, nos concentramos no segundo momento e nas articulações entre este e os outros dois momentos , disse Leonardo.
Esta é mais uma iniciativa da Secretaria de Educação que tem incentivado em seu campus mais espaços de saber e conhecimento.
- Temos fomentado essas iniciativas por entender que este é o papel deste Complexo Universitário e por constatarmos a grande procura, por parte de educadores e estudantes, por temas como este, disse o secretário de Educação Guto Garcia.
Michel Foucault foi um importante filósofo e professor que desenvolveu seu trabalho sobre a arqueologia do saber filosófico, da experiência literária e da análise do discurso. Ele também se concentrou sobre a relação entre poder e governamentalidade, e sobre as práticas de subjetivação. Foucault é amplamente conhecido pelas suas críticas às instituições sociais, especialmente à psiquiatria, à medicina, às prisões, e também por sua análise sobre a complexa relação entre poder e conhecimento.