logo

Funemac abre Primeira Semana de Extensão Universitária

30/05/2006 11:14:53 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Com a presença de mais de cem pessoas, entre alunos e professores da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), a Fundação Educacional de Macaé abriu na noite desta segunda-feira a primeira Semana de Extensão Universitária. O evento aconteceu, no Paço Municipal, sendo seguido por palestra, ministrada pelo professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Antonio Carlos de Azevedo Ritto.

Compuseram a mesa na solenidade, o professor Jorge Aziz, presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), o professor Sergio Eduardo Correa, diretor da FeMASS, a professora Marinilza Bruno de Carvalho, coordenadora do curso de Sistemas de Informação, o professor Jorge Guilherme de Carvalho, coordenador da Extensão, e o professor Antonio Carlos de Azevedo Ritto.

De acordo com o presidente da Funemac, a importância da semana de Extensão Universitária é que esta busca aprimorar o conhecimento, além de projetar o futuro com bases no presente, uma vez que gera profusão do saber. “Queremos investir em pesquisa e para isso o interesse das pessoas deve ser fomentado. É necessário aptidão”, destacou ele, lembrando que em quaisquer áreas do saber, os sistemas de informação são fundamentais. Além disso, a semana promoverá relação entre os corpos discente e docente com a sociedade.

A palestra de abertura foi “Organizações Caórdicas – Modelagem de Organizações Inovadoras”. Este tema abordou como as organizações devem se preparar para se adaptarem a um universo em permanente evolução, exigindo mudança de comportamento e enfoque para garantir suas presenças no futuro. Segundo o professor Antonio Ritto, esta presença é o objetivo da empresa. Ele disse ainda que caórdico significa caos e ordem. “Uma organização contemporânea deve extrair as ordens possíveis do caos que esta evolução estabelece”, ensinou o professor.

A semana de Extensão Universitária

A perspectiva é que mil pessoas, entre alunos do ensino médio e cidadãos de Macaé, além dos universitários, participem da Semana de Extensão, cujas atividades têm início no período da manhã, tendo continuidade à tarde e à noite. O evento acontece na FeMASS, Rua Alfredo Backer, 363, Centro, até o dia três de junho.

Dentre as atividades do acontecimento na faculdade estão: apresentações de cursos de extensão e de 70 projetos de alunos do curso de sistemas de informação, além das realizações de 16 palestras sobre temas baseados em pesquisas de mestrado e pós-graduação. Também haverá oficinas de poesia, inglês e orientação vocacional. Mini-cursos serão oferecidos.

Para o público alvo composto por alunos do segundo ano e do terceiro ano do Ensino Médio, haverá Orientação Vocacional a ser ministrada por especialistas neste assunto. Há 100 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 26 de maio, das 9h às 17h, na Assessoria de Recursos Humanos da Funemac, Rua Teixeira de Gouveia 634, tel: 2762-3012 ou 2772-5036. Os interessados devem levar Identidade e comprovante de matrícula na rede municipal, estadual ou particular de ensino.

Segundo o diretor da FeMASS, professor Sergio Eduardo Correa Netto, o objetivo desta semana será abrir as portas da universidade para a comunidade, com apresentação de trabalhos pedagógicos e potencialidades da Instituição de Ensino para os munícipes. Além do mais, ele também afirma que a importância do evento é promover a cultura da pesquisa, com apresentações de alternativas. “Tudo isso possibilita a qualificação profissional nos mais diversos níveis do conhecimento, provocando o desenvolvimento local e regional”, destaca o diretor.

A programação consta de palestras e apresentações de projetos e orientação vocacional no período da manhã; palestras, mini-cursos, oficinas e orientação vocacional no período da tarde e apresentação de projetos e palestras no período da noite.

O curso de sistemas de informação é ministrado para 280 alunos, que passam pela faculdade durante quatro anos (oito períodos). Na semana de extensão serão apresentados projetos, apoiados na metodologia aplicada na FeMASS, onde o aluno desenvolve trabalhos, desde o primeiro período. Conforme o diretor, tudo isso acontece em três áreas básicas: desenvolvimento de sistemas, empreendedorismo e redes de computadores.

Sobre os mini-cursos, ele falou a respeito de quatro subdivisões: sistemas web com software livre, Academia Cisco – maior fabricante de equipamentos de hardware para redes de computadores do mundo, computação gráfica e desenvolvimento de web sites. Os cursos de extensão irão aprofundar as áreas específicas do conhecimento tecnológico, que o mercado demanda.