logo

FUNEMAC avisa: curso de Ciências Biológicas da UFRJ vai começar às 17h.

24/08/2005 18:43:28 - Jornalista: Cesar Dussac

A diretora do Instituto de Biologia da UFRJ, professora Maria Fernanda Nunes e a professora Edna Guimarães estiveram em Macaé, nesta quarta-feira (24) para acompanhar o processo de inscrição no vestibular para o curso de licenciatura plena em Ciências Biológicas. Na ocasião, informaram ao presidente da Fundação, professor Jorge Aziz, que o curso de Ciências Biológicas da UFRJ, vai funcionar a partir das 17h.

A professora Maria Fernanda destacou algumas características do curso, que fazem o diferencial na modalidade dos cursos de licenciatura. “O horário vespertino/noturno, das 17h às 22h, se propõe a atender a clientela dos professores, que depende da graduação para exercer suas funções no magistério, aqueles interessados que trabalham durante o dia e os que vêem dos municípios vizinhos”, afirmou. Maria Fernanda acrescentou que o destaque do curso é atribuído à experiência da pesquisa científica e extensão, orientadas por professores adjuntos – doutores, cumprindo sua grade curricular dos cursos da UFRJ – Rio de Janeiro.

A professora Edna falou da importância das pesquisas no meio-ambiente. “Destacamos a importância das pesquisas no Parque Nacional de Jurubatiba como laboratório vivo de práticas de manejo de ecossistemas regionais”, afirmou. Segundo a professora Edna, assim há a conciliação de aulas teóricas, teórico-práticas e a prática de laboratórios e de campo, enquanto a prática pedagógica será objeto de parceria/convênios com as escolas do município.

O professor Jorge Aziz, presidente da FUNEMAC, registrou sua grande satisfação com a criação de um curso de licenciatura plena em biologia no município, há muito tempo reivindicado pela comunidade de professores da região. “Através das professoras Maria Fernanda e Edna Guimarães, tomamos conhecimento de que o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRJ tem obtido o conceito “A” na avaliação do Ministério da Educação e Cultura – MEC, sendo considerado o melhor entre os seis primeiros do país”, concluiu Aziz.