logo

Funemac contempla 43 projetos acadêmicos

30/03/2011 10:57:50 - Jornalista: Douglas Fernandes

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), divulgou, na última semana, os resultados do processo de seleção de Bolsas de Monitoria, Iniciação Científica e Extensão a serem desenvolvidos neste ano. Foram oferecidas 50 bolsas, contemplando 43 projetos apresentados por professores. Desde sua implantação a Funemac vem fomentando as atividades de pesquisa, extensão e ensino, garantindo a inclusão de políticas públicas para o desenvolvimento do município.

- É importante ressaltar o papel e compromisso que Fundação Educacional de Macaé possui com a população: o de fomentar ações que visem a melhorar de nossa cidade e diferentes setores sociais. O investimento em projetos de monitoria, pesquisa e extensão possibilitam a integração do ensino superior à comunidade, com o objetivo de buscar soluções para alguns dos problemas que afetam o município, democratizando dessa forma o saber, explicou o secretário de Educação, Guto Garcia.

De acordo com um dos membros da Comissão de projetos, Meynardo Rocha, o resultado desse investimento pode ser comprovado pela qualidade e a proposta dos projetos selecionados. Iniciativas nas áreas da saúde, direito e educação estão ligados diretamente às questões que afetam o município ou região. O projeto de Extensão “Náufragos em Lei” é um exemplo. Elaborado pelo professor de Direto da UFF Ronaldo Lobão, o projeto tem como proposta apoiar pescadores artesanais de Macaé em seus registros oficiais, garantindo seus direitos legais enquanto trabalhadores e cidadãos. “Hoje, muitos pescadores do município ainda não possuem conhecimento sobre os benefícios que lhe são de direito ou ainda não possuem auxílio na retirada de documentos que os possibilitem recebê-los”, exemplificou Meynardo.

As iniciativas ligadas à área da Iniciação Científica têm como objetivo promover a diversificação de linhas de pesquisa e da valorização de novas metodologias, reafirmando a missão da Funemac como órgão fomentador na área. Projetos da UFRJ como “Em busca de alvos para controle do mosquito Aedes Aegypti”, do professor Jorge Luiz da Cunha Moraes, e “Aspectos Moleculares, Celulares e Fisiopatológicos em Moldes Animais de Insuficiência Renal”, de Jackson de Souza Menezes, estão ligados a área da saúde que, consequentemente, beneficiarão o município e também a região e o estado.

As bolsas de monitoria são responsáveis pelo auxílio dos universitários as suas graduações e um canal de apoio entre o professor e alunos, possibilitando também a descoberta de futuros docentes nas áreas de sua especialização de ensino. “A Fundação Educacional de Macaé contribui para o desenvolvimento integral do universitário e do desenvolvimento da sociedade. Investir em educação e no conhecimento é garantir o emprego de políticas públicas na melhoria de nosso município”, acrescentou Guto Garcia.