Funemac e Infraero/Macaé discutem implantação de cursos

13/12/2005 18:29:45 - Jornalista: Sérgio Lopes

O presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Jorge Aziz e o coronel aviador, Luiz Cláudio Fernandes Quadra, se reuniram nesta terça-feira (13), com o superintendente interino da Infraero/Macaé, Hélio Batista, e representantes de empresas áreas locais para discutir a criação de um curso na área de Ciências Aeronáutica em Macaé.

O curso terá duração de três anos com graduação superior, composto de seis períodos, tendo cada um sete disciplinas. Tem com finalidade atender o mercado, fornecendo profissionais com condições de atuar nas companhias e empresas aéreas com conhecimentos generalizados tanto em administração quanto operacional.

O superintendente Hélio Batista abriu a reunião agradecendo a presença de todos e disse que há um grande interesse da Infraero no crescimento tanto intelectual quanto tecnológico dos pilotos e profissionais do quadro da aeronáutica. Segundo ele, o curso é importante para o município, na medida que o diferencial será a qualificação de profissionais especializados. “Atualmente a Aeronáutica no mundo inteiro passa por uma reforma geral, após o atentado terrorista ocorrido nos Estados Unidos. O Brasil tendo hoje profissionais qualificados em Ciências Aeronáutica, só vai engrandecer nossas atividades aéreas”, disse.

O coronel Luiz Cláudio ressaltou que a idéia do curso é trazer credibilidade ao mercado porque as pessoas passarão por um vestibular ministrado por uma universidade governamental. Ele citou a importância da parceria com as empresas aéreas que operam na Bacia de Campos, lembrando que as empresas já têm o reconhecimento do Departamento de Aviação Civil (DAC). “Elas acreditam, assim com nós acreditamos, na formação dos profissionais com conhecimento generalizado na área aeronáutica. Não resta a menor dúvida que o curso prevê, também, a formação de piloto. Mais essa não é a grande preocupação do mercado e, sim, a formação intelectual das pessoas que vão fazer esse curso”, justificou.

De acordo com o presidente da Funemac, Jorge Aziz, existe uma carência de mão de obra especializada nesse setor tanto na região quanto no país. “Pretendemos investir no embasamento intelectual como um todo, elevando o conhecimento dos alunos sobre pilotagem e também na área de manutenção (mecânica) de aeronaves, que é a maior preocupação dos representantes das empresas”, declarou.

Para Jorge Aziz os profissionais que atuam em Macaé precisam desse conhecimento, o que seria obtido com o curso de graduação. Ele observou que o curso atenderia aos profissionais que já atuam na área de manutenção de vôo, fazendo a mecânica dos helicópteros. Jorge sugeriu que com profissionais graduados, as empresas poderão fazer manutenção de aeronaves vindas de outras partes do país.


Ficou decidida a necessidade de nova reunião para a segunda quinzena de janeiro, com representantes da Petrobras, das empresas aéreas e de representantes regionais da Infraero. Também participaram da reunião o presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Roberto Boclin, mestre em avaliação de desempenho na área de educação.