A Fundação Educacional de Macaé (Funemac) divulgou relatório com suas principais ações em 2006. Das inúmeras realizações o presidente da fundação, professor Jorge Aziz, citou a formação de 50 especialistas em Administração Pública, em setembro. Os novos profissionais são servidores públicos e fizeram pós-graduação. Outra situação relevante, segundo ele, foi o contrato com a Petrobras para a realização de pesquisas em 78 municípios fluminenses. “A Funemac venceu a concorrência”, frisa.
Em 2006, a Funemac também estendeu seus serviços aos municípios da região, como, por exemplo, Rio das Ostras, onde a prefeitura local, com apoio da fundação macaense, vai realizar curso de capacitação para conselheiro tutelar. “A parceria com a Organização da Juventude Responsável (Orjure) proporcionou a qualificação profissional de mais de 200 jovens, que agora são especialistas em operador de empilhadeira, eletrotécnica e outras”, conta Aziz.
No relatório há avaliação de desempenho fundamentada por indicadores de qualidade de gestão pública. Conforme disse o presidente da Funemac, a metodologia não se restringe apenas a descrever as ações em 2006, mas também se propõe a avaliar os elementos que acrescentam valor à organização institucional.
Foram dez indicadores norteando a avaliação de desempenho da fundação: relacionamento inter e intra-institucional, imagem institucional, estrutura logística, capital intelectual, benefícios sociais, resultado financeiro, conformidade legal, investimentos, resultados administrativos e conformidade com o programa de governo do município.
- Neste ano houve fortalecimento institucional do governo e de resultados positivos nas políticas de ensino superior – avaliou Aziz, acrescentando que no ano de 2007 haverá mais dois cursos novos na Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) – gerenciada pela Funemac . Os cursos são Engenharia de Produção e Logística e Administração de Empresas.
Através de parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), outros três cursos serão implementados no edital do vestibular (maio de 2007): Química, Farmácia e Engenharia de Produção Naval.
Jorge Aziz explicou ainda que além dos cursos de graduação, a Funemac poderá lançar em 2007 dois cursos técnicos pós-médio: Administração Hospitalar e Manutenção de Computadores. “Ambos já foram submetidos ao Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro (CEERJ) para aprovação”, comentou. Ele concluiu dizendo que as perspectivas para 2007 é de realizações com a instalação no Complexo Universitário.