A Fundação Educacional de Macaé – Funemac – participa do Simpósio de Transcultura “The rules of the games”, em Merzing, Alemanha, de 10 a 14 de julho. A fundação vai ser representada pela coordenadora de Pós-graduação do curso de História da África e Literaturas Africana e Afro-brasileira, Sonia Maria Santos.
- O simpósio é sobre os jogos culturais e de entretenimento que acontecem nos países europeus e não-europeus participantes do evento. É como se fosse uma Copa cultural, que acontece no momento em que se disputa a Copa do Mundo de Futebol. Toda a Europa se volta, hoje, para comunicação e conhecimento mais profundo entre os povos. Vou apresentar o trabalho intitulado “Da capoeira ao oril: jogos étnicos na educação pública. Pretendo sugerir a inserção do oril no ensino da matemática nas escolas da rede municipal”, conta a coordenadora.
Segundo a doutora em literatura africana, o oril é um jogo executado no sentido anti-horário, que existe há quatro mil anos, conhecido e praticado em países da África e da Ásia, e atualmente utilizado no currículo de matemática das escolas de Portugal, com resultados altamente positivos, e deverá ser também utilizado nas escolas de outras países europeus.
- O oril é jogado com sementes de uma planta chamada orilzeira, muito comum em Cabo Verde, no continente africano. Conheci o jogo, quando lá estive, realizando pesquisas para minha tese de doutorado”, finaliza a professora especializada em cultura cabo-verdiana.