logo

Funemac promove novo curso de pós-graduação

23/10/2006 11:46:26 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Começa no próximo dia 11 o curso de pós-graduação em Administração e Supervisão Escolar, promovido pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac) em parceria com o Instituto a Vez do Mestre, da Universidade Cândido Mendes. O curso ainda tem vagas: as inscrições podem ser feitas na Funemac. As aulas acontecem sempre aos sábados, quinzenalmente. Maiores informações pelo telefone 2772-5042.

No último sábado, o diretor do Instituto A Vez do Mestre, professor Fernando Arduini ministrou a aula inaugural do curso. O evento reuniu 40 profissionais, professores e pessoas que pretendem trabalhar nesta área. Segundo Arduini, é necessário que passe pelo curso de pós, quem quer dirigir uma escola.

- A pós-graduação em Administração e Supervisão Escolar é uma habilitação ou qualificação, intitulada Lato Sensu. E isto difere da Strictu Sensu, quando há mestrado e doutorado, um ensino mais aprofundado – explica Arduini. – Nossa pós será um curso de pedagogia para pós graduados ou formados em quaisquer áreas.

O Instituto A Vez do Mestre/Ucam já ministra em Macaé as pós em pedagogia empresarial, com 50 alunos, e comunicação empresarial, com outros 50. Além disso, seus profissionais coordenam graduação em pedagogia, na modalidade à distância, com outras 50 pessoas.

Na aula inaugural, o diretor mostrou a educação brasileira nos diversos níveis de conhecimento. Também referiu-se às vantagens dos pós graduandos: maior acesso à empregos e condições de aumento da renda familiar.

O presidente da Funemac, professor Jorge Aziz, disse que o curso de pós-graduação em Administração e Supervisão Escolar traz uma nova abordagem do modelo de gestão por resultados, além de construir indicadores de desempenho. Isso ocorre tanto em processos administrativos quanto pedagógicos.

- Da mesma forma, a Supervisão se apóia no acompanhamento das competências da Escola e sua conformidade com o Projeto Pedagógico e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ministério da Educação e Cultura (MEC), explica Aziz.