Funemac representa Prefeitura em evento de estudantes

29/03/2005 15:20:04 - Jornalista:

O presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), professor Jorge Aziz, vai participar do evento “Interiorização e sua inserção na Reforma da Educação Superior”, promovido pelo Conselho Estudantil de Entidades de Base de Macaé (CEEB). O evento será realizado nesta quarta-feira, 30 de março, às 18hs, no Teatro Municipal. Também estarão presentes representantes do Ministério da Educação, da União Estadual de Estudantes do Rio de Janeiro e da Associação de Docentes da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O professor Jorge Aziz fará um breve histórico das providências tomadas para a criação de uma Universidade em Macaé, por iniciativa do poder público municipal, desde 1992, quando foi criada a Fundação Educacional de Macaé. “A FUNEMAC nasceu com o objetivo de gerir os recursos para a criação de cursos superiores no Município. Optou-se, inicialmente, pela parceria com universidades públicas para a criação de cursos de graduação. A UFF foi a primeira conveniada, que abriu dois cursos pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis”, lembrou. O professor expliucou ainda que em 2000, foi criado o primeiro curso próprio da FeMASS, de Sistema de Informação. Com a UFRJ, a prefeitura mantém convênio desde 1993, quando foi criado o Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (NUPEM). Hoje, a UFRJ tem como meta criar o curso de graduação em biologia até o início do próximo ano.

Citando a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade do Norte Fluminense (Uenf) como exemplos de centros de excelência para o processo de desenvolvimento econômico dessas cidades, o professor Aziz é porta-voz do prefeito Riverton Mussi, que vem lutando pela implantação de um pólo universitário em Macaé, e já lançou a pedra fundamental do complexo no último dia 18 de março. A presença do presidente da Funemac ao evento dos estudantes será marcante e imprescindível para que o poder público municipal e os estudantes caminhem juntos e alcancem os mesmos ideais de desenvolvimento em breve tempo.