Foto: João Barreto
Objetivo é eliminar proliferação do mosquito Aedes aegypti
Integrantes do Gabinete de Atenção e Combate ao Aedes aegypti se reuniram mais uma vez na manhã desta sexta-feira (22), na sede da Secretaria de Saúde, para traçar novas estratégias. O objetivo é minimizar a proliferação do mosquito que é responsável em transmitir o zika vírus, a dengue e a febre chicungunha, mobilizando toda a sociedade macaense. A próxima ação será realizar palestras na rede pública de ensino para que as crianças possam ser multiplicadoras das informações.
O secretário de Saúde, Pedro Reis, enfatizou que é hora de unir esforços no combate ao mosquito. "Vamos elaborar, com a participação de todos da equipe, uma palestra padrão para ser apresentada para os alunos da rede pública de ensino. O objetivo é que eles possam ser multiplicadores de informações alertando os pais sobre o assunto", destacou.
Os integrantes do gabinete são representantes da Secretaria de Saúde, Desenvolvimento Social, Serviços Públicos, Ouvidoria, Meio Ambiente, Gestão, Educação, Comunicação e ainda há a participação da Cruz Vermelha.
A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Josefa Sampayo, disse que a secretaria pretende realizar uma ação no Restaurante Popular, onde existe grande concentração de pessoas. "Queremos também realizar uma reunião na Casa dos Conselhos, onde vamos reunir várias instituições", informou.
O subsecretário de Serviços Públicos, Adevalton Vieira dos Santos, o Hans, informou que mutirões de limpeza são realizados nos bairros para contribuir no combate à proliferação das larvas do Aedes aegypti. Segundo ele, as equipes já estiveram nos bairros Ajuda de Cima, Ajuda de Baixo e Aeroporto. "No bairro Lagomar, até esta sexta-feira (22) retiramos 14 caminhões de materiais inservíveis. O trabalho continuará na próxima semana", disse.
Será realizado também um trabalho com as crianças do Projeto Botinho, do Corpo de Bombeiros. O coordenador geral do Centro de Controle de Zoonoses, Flávio Pascoal, divulgou dados referentes às ações realizadas nessas primeiras semanas de janeiro.
De acordo com ele, foram trabalhadas 14 áreas; 12.061 imóveis visitados; focos encontrados em 336 residências; 186 depósitos com água cobertos por telas; 176 reclamações atendidas; 12 palestras foram ministradas e nove localidades foram atendidas pelo carro fumacê. O próximo encontro será realizado na quinta-feira (28), às 15h, na sede da Secretaria de Saúde.