logo

Gabinete de Gestão Integrada do Município discute ações da 123ª Delegacia de Polícia Civil

05/06/2008 18:53:16 - Jornalista: César Dussac

Em sua quarta reunião, realizada no auditório da Guarda Municipal, na tarde desta quinta-feira (5), componentes do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), presidido pelo secretário executivo Edmilson Jório, discutiram o planejamento elaborado pela Polícia Civil, apresentado pelo delegado da 123ª DP, Daniel José Bandeira de Mello. Foi apresentado o Comandante do 32º BPM, cel. Fontinelle, novo integrante do Gabinete.

Compareceram também à reunião o secretário de Turismo e presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Macaé, Marco Maia, o presidente da Guarda Municipal, Luiz Cláudio Costa e Marcos Schüller, coordenador da Defesa Civil.

O Delegado apresentou as demandas que requerem medidas táticas para redução da violência. Os itens básicos apontados por ele, para atender a esse objetivo, são: a instalação da Delegacia Legal, a existência de um Instituto Médico Legal (IML) – já existente no município – um Centro de Criminalística e uma Casa de Custódia na região (de Conceição de Macabu, ao norte, até Casimiro de Abreu, ao sul).

Edmilson Jório explicou a finalidade dessas reuniões. “As informações que estão sendo colhidas das instituições em cada reunião vão compor o Planejamento Municipal de Segurança Pública. Cada instituição, encarregada de uma função, apresenta seu planejamento para discussão e as necessidades de infra-estrutura em pessoal e instalações”, afirmou.

O presidente do Gabinete lembrou que, quanto à construção da Delegacia Legal, o prefeito Riverton Mussi assinou documento na sede da secretaria de Estado de Segurança, na terça-feira (3), quando o secretário José Mariano Beltrame garantiu o início das obras para a próxima semana. Jório ainda repetiu palavras do prefeito, ressaltando que a Delegacia Legal é um projeto em conjunto entre a prefeitura e o governo do estado e visa dar melhores condições de trabalho para a Polícia Civil. Ele observou que Macaé absorveu os presos dos municípios da região, à medida que eram criadas Delegacias Legais. “Com a construção da Delegacia Legal, esses presos serão transferidos para uma Casa de Custódia a ser instalada na região”, disse Jório.

Quanto à situação dos moradores de rua, assunto também abordado no Planejamento da Polícia Civil pelo delegado, o secretário especial de Desenvolvimento Social e Humano (Semdsh), Jorge Tavares, disse que algumas decisões para solucionar o problema dos moradores de rua pedem uma operação combinada das forças de segurança com a secretaria.