logo

Galeria Hindemburgo Olive mostra brasilidade na exposição Dois x Quatro

21/10/2009 17:01:18 - Jornalista: Eloísa Seady

Foto: Reprodução

Mostra fica em cartaz até seis de novembro

Retratando a brasilidade, os artistas plásticos Silvana Borges e Daniel Pereira, mostram na exposição “Dois x Quatro” a diversidade da cultura brasileira. A mostra está cartaz na Galeria de Artes Hindemburgo Olive, no Centro Macaé de Cultura. A exposição fica em cartaz até o dia seis de novembro.

- A idéia de pintar um pouco do Brasil, foi um desafio de traçar o panorama daquilo que distingue a nação, da sua gente, dos seus costumes e dos seus povos e de uma grande miscigenação de raças e tradições das nações, indígena, asiática, africana e européia, ressalta Sônia.


Daniel salienta que as telas em exposição tentam trazer um conjunto dessa identidade única do Brasil, como a fauna característica de seus pássaros coloridos. “Esta é uma exposição sobre um povo que carrega no sangue uma mistura de raças e traz no coração, a marca de um berço esplêndido chamado Brasil”, comenta ele.

O curador da galeria, Jorginho Di Paula, relata que tem procurado mostrar a maior diversidade de artes presentes no município e lembra que este espaço é uma forma de visibilidade, criado pela Fundação Macaé de Cultura, para fomentar esta lacuna cultural.

- A cada mostra que trazemos para a galeria nos impulsiona para proporcionar maior possibilidade aos artistas locais. Temos uma gama de segmentos culturais dos quais estamos trabalhando para atender a toda a demanda possível, relata a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly.

Trajetória dos artistas

Paulista de nascimento, Daniel Pereira, formado em Direito, sempre demonstrou tendência para o desenho de observação em suas atividades gráficas. Com o passar do tempo, seu trabalho artístico desenvolveu-se naturalmente. Atualmente sua pintura revela um estilo predominantemente clássico, onde o artista está sempre atento ao detalhamento minucioso do objeto que representa e compõe a sua obra.

A arquiteta Silvana Borges, aproveitou seus conhecimentos das aulas de história da arte no âmbito acadêmico e participou de cursos livres de pintura a óleo e cerâmica baixo esmalte. Nos anos 90, iniciou-se profissionalmente na vida artística. Já participou de mais de 60 exposições no Brasil e no exterior. Encontrou no óleo um veículo rico, que a cada proposta apresenta-se como desafio, tão vastas são as possibilidades que oferece para concretizar na tela os sentimentos e ambições da artista.