Foto: Moisés Bruno e João Barreto
Treinamento de Macaé se tornou referência no Estado e habilita agentes para o uso de arma elétrica
O Grupo de Apoio Operacional (GAOP), da Guarda Municipal de Macaé, realizará o 3ª curso de formação para agentes, do dia 16 a 21 de outubro. A capacitação será na Fazenda Pesagro, no Horto. O objetivo é instruir e capacitar novos combatentes, considerando o desenvolvimento psicológico, técnico e tático de cada aluno.
Durante o treinamento, os agentes aprenderão técnicas de rapel, de ações em área urbana e de contato direto com a água e com a mata. A capacidade de suportar o estresse físico e mental será testada por todo o tempo. Desenvolvimento de técnicas de invasão de prédios, área confinada, condução de autoridades, sobrevivência e localização na mata, resgate e salvamento dentro e fora d'água, patrulhamento, rondas ostensivas, abordagem e revista serão algumas das situações em que os guardas passarão, considerando o nível mais próximo da realidade.
O secretário de Ordem Pública e comandante da Guarda Municipal, André Luiz Monteiro, explica que o processo do curso é eliminatório e os agentes podem pedir para sair a qualquer momento do treinamento. O diferencial do curso são as técnicas disciplinares para que o aluno saia preparado para situações do dia a dia.
- Precisamos estar preparados para imprevistos, por isso o treinamento deve ser constante. O Gaop, antes de ir para rua, passa por um treinamento diário. O curso de formação apresenta novas técnicas e recicla as existentes, além de esclarecer juridicamente nosso papel na sociedade. Garantir segurança é a nossa missão - ressalta André Luiz Monteiro.
O curso se tornou referência do Estado, no ano de 2015. "Muitos alunos vêm aprender para, então, implantar o modelo executado em Macaé em suas respectivas cidades, como aconteceu em Duque de Caxias (RJ) e Marataízes (ES), por exemplo", afirma o coordenador do Gaop, João Henrique.