logo

Garçons aprendem novas técnicas na arte de servir

11/04/2006 16:56:24 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Estimular o cooperativismo para geração de renda tem sido a proposta da prefeitura de Macaé, cujo trabalho é desenvolvido através da Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre). Uma das ferramentas utilizadas são os cursos e workshops. Esta semana, a novidade é o curso de batender profissional e coquetelaria, oferecido aos profissionais da Cooperativa de Garçons (Coopgam), na Incubadora de Cooperativas. O objetivo é criar um diferencial nos serviços desses profissionais.

Além do curso de batender, os cooperados participam de outros módulos, como entretenimento, drinks com absinto, caipirinha e batidas. O conteúdo programático do curso inclui malabarismos com garrafas, organização do bar, conceito de coquetéis e suas classificações, qualidade e corte de frutas.

Um dos assuntos abordados no curso está focado no diferencial entre o batender e o barman. A começar pela forma de se vestir. “Ao contrário do barman, no lugar de terno e gravata, o batender usa calça e camiseta ou avental. São divertidos, descontraídos e na maioria das vezes atuam em festas particulares, feiras e eventos”, explica o instrutor e bicampeão mundial pela rede Blue Tree de hotéis, Cristiano Clemente da Silva.

De acordo com instrutor, o curso de batender vai gerar mais oportunidades de trabalho. “Esse curso irá fomentar o turismo na cidade, através de um atendimento de qualidade”, diz. Ao todo 14 garçons participam do curso apostando no espírito festivo do macaense. “Esta é uma oportunidade ímpar para nós e só temos que retribuir esse apoio que o prefeito nos ofereceu”, comemora o presidente da Coopgam, Jorge Luiz Gonçalves da Silva.

O curso traz novas perspectivas de trabalho aos cooperados. “Esperamos aumentar a quantidade de serviço com esses cursos”, torce Jorge. E no que depender dos garçons estímulo não vai faltar. Jonathan Nogueira da Silva, 19 anos, ainda é novato dentro da Cooperativa. Mas foi acreditando no potencial do cooperativismo que ele buscou no curso de garçons da Coopgam uma forma de profissionalização.

Entusiasmado com a oportunidade de participar do curso de batender, os garçons epseram aumentar a renda com essa nova qualificação. “Estou tão feliz em poder fazer esse curso e acredito que isso nos ajudará a ter mais trabalho”, relata. Para o secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado, o curso busca, além de oferecer novas oportunidades aos garçons, promover o fortalecimento da Incubadora com ações de qualificação. “Eles estarão mais preparados para as novidades que surgem no mercado e acompanhando assim o crescimento da cidade”, frisa Bogado.

Ao final de cada módulo, é feita prova de avaliação, eleição do melhor drink e dinâmica de grupo. O curso termina nesta quinta-feira (dia 13), com o módulo caipirinhas e batidas, onde serão abordados a história da cachaça, os tipos de limão e as curiosas formas de se beber tequila.