Verificar as irregularidades que acontecem no município, levantando e fotografando fatos em relação à administração pública. Essa é a função da ouvidoria, uma das implantações que o gerente municipal da prefeitura de Macaé, Gilso Pessanha Machado, está fazendo desde que assumiu a função. “A nossa intenção é manter a cidade limpa e em condições de não haver reclamações em relação ao serviço público prestado pela prefeitura”, afirma, acrescentando que essa é uma meta do governo Riverton Mussi.
Gilso explica que uma equipe da gerência municipal percorre a cidade diariamente, fotografando todo tipo de problemas, que são encaminhados às respectivas secretarias. Entulhos nas calçadas, buracos nas ruas, árvores precisando de poda, tudo é registrado para que sejam tomadas as devidas providências. “Como co-gestor do prefeito, quero ocupar esse espaço e auxiliar as secretarias de uma forma geral”. Ele diz ainda que a função da ouvidoria é detectar os problemas antes que a população reclame.
Além da ouvidoria, Gilso Machado conta que pretende fazer a Casa do Saber e uma programação semanal de música na rua, resgatando e valorizando artistas macaenses. Ele explica que a Casa do Saber são bibliotecas instaladas nos bairros, possibilitando o acesso fácil da população à leitura. “Eu e o advogado. Ronaldo Tanus Madeira estamos envolvidos nesse projeto. Pretendemos instituir um prêmio mensal aos leitores e disponibilizar uma instrutora nas bibliotecas que possa ensinar às pessoas a lerem”, finaliza.