Foto: Juranir Badaró
A vacinação a gestantes aconteceu no Centro de Referência do Adolescente nesta terça-feira (12)
Cem doses da vacina contra a gripe foram disponibilizadas nesta terça-feira (12) para aplicação no Centro de Referência do Adolescente (CRA). De acordo com Fernanda Certório, coordenadora do órgão, a finalidade foi aproveitar o dia em que as gestantes adolescentes fazem o acompanhamento de pré-natal no local. O trabalho, realizado durante todo o dia, foi feito em parceria com a Casa da Vacina e a Subsecretaria da Mulher.
- A intenção foi facilitar a vacinação deste grupo, já que às terças-feiras acontecem as consultas. Enquanto elas esperam pelo atendimento, são vacinadas. Além disso, oferecemos, como sempre fazemos nesse dia, uma atividade diferenciada. Desta vez foi uma oficina de artesanato, em que as gestantes aprenderam tricô e crochê. Essa atividade funciona como uma espécie de sala de espera e oferta a oportunidade de um aprendizado relacionado à maternidade -, explicou Fernanda Certório.
Para C.E., 15 anos, grávida de quatro meses do primeiro filho e moradora do bairro Aroeira, as iniciativas foram válidas. "Tomei a vacina pela primeira vez na vida. Doeu um pouquinho, mas sei que é muito importante. Cheguei até aqui por indicação de amigos e me sinto muito bem. A acolhida foi excelente. Hoje, por exemplo, estou aprendendo sobre costura. Vou usar isso nas roupas e acessórios para o bebê", disse a adolescente, natural da cidade de Natividade, no Noroeste Fluminense, e há seis anos em Macaé.
Campanha vai até o próximo dia 22
A meta da Secretaria de Saúde é vacinar contra a gripe 47 mil pessoas até o próximo dia 22, data prevista para o término da campanha que começou no último dia quatro. O público alvo são gestantes; crianças com idade entre seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias; idosos acima de 60 anos; mulheres no período até 45 dias após o parto; trabalhadores da saúde; e portadores de doenças crônicas.
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção. Pode ser causada pelos vírus influenza A, B e C. Atualmente, as vacinas utilizadas contêm antígenos contra três tipos de influenza: A(H1N1), A(H3N2) e B.
A vacina não possui efeitos colaterais e não contém contraindicações, porém de acordo com o Ministério da Saúde, pessoas que tenham apresentado reação em doses anteriores ou que tenham algum tipo de alergia grave à proteína do ovo devem evitar a imunização.
CRA: garantia de direitos dos adolescentes
O Centro de Referência do Adolescente foi criado em 2004, é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, e está subordinado à gerência do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (PAISCA) e à Coordenadoria de Vigilância em Saúde. Uma das metas é o estreitamento da relação entre saúde, sociedade e cidadania, visando a garantia e a ampliação de direitos. Quando chega, o adolescente é recebido por um profissional que informa sobre o funcionamento do local, serviços oferecidos e a proposta de trabalho. São levantadas as demandas do jovem, com o objetivo de acolhê-lo e iniciar o acompanhamento pertinente. O CRA atende, diariamente, uma média de 30 a 35 adolescentes de 12 a 19 anos.
Entre outros objetivos estão: fornecer atendimento de forma integral ao adolescente; estabelecer uma rede de serviços especializados no trato às questões relativas à adolescência; socializar informações quanto à educação em saúde, visando às ações de promoção e prevenção; garantir espaço coletivo e permanente de construção de conhecimento sobre adolescência; elaborar e efetivar ações em resposta às demandas deste público; fortalecer a luta por direitos sociais e incentivar a participação de grupos socialmente discriminados.
O CRA funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Compositor Benedito Lacerda, 212, bairro Imbetiba. O agendamento, mesmo sem encaminhamento, pode ser feito através do telefone (22) 2796-1059.