
Foto: Rui Porto Filho
O secretário de Gestão de Pessoas destacou que o Novembro Azul é uma oportunidade de reflexão e responsabilidade coletiva
A Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, em ação conjunta com o Programa Saúde do Homem e a Gerência de Alimentação e Nutrição, vinculados à Secretaria Executiva de Atenção Primária, promove nesta terça-feira (11), até as 13h, uma série de atividades na Escola do Servidor, em adesão ao Movimento Novembro Azul. A ação integra a programação organizada pela Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, com o objetivo de conscientizar o funcionalismo público sobre a importância da prevenção e do diagnóstico antecipado do câncer de próstata.
Voltada aos servidores municipais, a iniciativa reforça o cuidado preventivo, o acompanhamento médico regular e a adoção de hábitos de vida saudáveis, com foco especial nos servidores entre 20 e 59 anos, com orientações adequadas a cada faixa etária e perfil de risco.
O secretário de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, destacou que o Movimento Novembro Azul é uma oportunidade de reflexão e responsabilidade coletiva. “Falar sobre saúde do homem é falar sobre autocuidado, prevenção e exemplo. Faço questão de estar presente e participar ativamente desta mobilização, pois acredito que a liderança começa pelo exemplo, pelo que praticamos. Minha presença aqui reforça a relevância de cada servidor cuidar da própria saúde, valorizando a vida, a família e o compromisso com o seu trabalho.
Também é preciso enfrentar atitudes que afastam o homem do cuidado. Combater o machismo e o preconceito é essencial, pois muitos ainda deixam de procurar o médico por vergonha ou por uma ideia distorcida de força. Essa resistência acaba afastando o homem do cuidado que ele merece e, muitas vezes, compromete a própria saúde. Cuidar de si é sinal de consciência e responsabilidade com quem confia em nós”.
Em seguida, o secretário ressaltou que a mobilização evidencia a importância da integração entre as áreas técnicas em prol da saúde do servidor, fortalecendo a política municipal de promoção da saúde e do bem-estar do funcionalismo. Ressaltou ainda que o governo municipal tem o servidor como prioridade e segue comprometido com políticas que garantam saúde, qualidade de vida e valorização profissional.
“Mais que uma campanha, o Novembro Azul representa a continuidade de uma política pública permanente de cuidado e reconhecimento do papel fundamental que cada servidor exerce na construção de uma cidade mais humana e saudável. Valorização também é garantir condições de cuidado integral à saúde física, mental e emocional. Convido todos a participarem, manterem o acompanhamento regular e adotarem hábitos de vida saudáveis. Esse é um compromisso contínuo da gestão”, concluiu.
Durante o evento, são oferecidos atendimentos como aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e orientações sobre prevenção e autocuidado. A programação inclui ainda orientações de enfermagem, ações educativas sobre alimentação saudável e saúde mental, reforçando a abordagem integral e preventiva. As atividades integram a política municipal de promoção da saúde do servidor, com enfoque preventivo e educativo.
O coordenador do Programa Saúde do Homem, Carlos Eduardo Gomes, abordou em sua palestra a importância do cuidado integral com a saúde masculina, destacando as doenças cardiovasculares, principal causa de mortalidade entre os homens, e o câncer de próstata.
O guarda municipal Marcelo Pereira elogiou a iniciativa e ressaltou que ações como esta contribuem para quebrar tabus e incentivar a busca regular por atendimento médico, promovendo o diagnóstico precoce.
A atividade acontece na Escola do Servidor, localizada na Rua Vereador Abreu Lima, nº 65, esquina com a Rua Casculeiro, Centro, e segue até as 13h.
A ação integra o calendário permanente de promoção da saúde e valorização do servidor, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Macaé e da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas em cuidar de quem cuida da cidade.