
Com o propósito de promover formação, capacitação e desenvolvimento contínuo dos servidores municipais, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, estruturou um dos projetos mais significativos para o fortalecimento da administração pública: a Escola do Servidor. A instituição foi organizada em consonância com as diretrizes previstas na legislação municipal que cria e estrutura a Escola, garantindo sua atuação alinhada à política de desenvolvimento e valorização dos servidores municipais. Para consolidar o novo projeto, foi lançada uma enquete que permitirá aos servidores escolherem o nome oficial da instituição.
A enquete está disponível no Portal do Servidor e poderá ser respondida exclusivamente pelos servidores públicos municipais. Eles poderão votar entre doze nomes de servidores in memoriam, todos indicados pelos órgãos municipais como forma de reconhecimento e preservação da memória institucional.
A Escola do Servidor foi concebida para planejar, organizar e promover programas de formação, aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional, em conformidade com as atribuições que lhe foram definidas na estrutura administrativa municipal. Sua criação reforça o compromisso da gestão com a qualificação permanente da força de trabalho e com a melhoria contínua dos serviços prestados à população.
O secretário Municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, destaca que a criação da Escola do Servidor representa um avanço estruturante para a administração municipal, ao ampliar as oportunidades de formação e fortalecer a profissionalização do serviço público.
“A Escola do Servidor representa mais um marco para a administração municipal. Ela nasce para fortalecer a formação e a valorização do servidor, pilar essencial da administração pública e da qualidade do serviço prestado à população. Estamos estruturando um espaço moderno que amplia as oportunidades de capacitação e consolida a profissionalização do serviço público.
Assim como ocorreu na escolha do nome da Casa do Servidor, colocamos novamente o servidor no centro da decisão. A Escola foi criada para atender às necessidades reais do funcionalismo municipal e, por isso, nada mais justo do que o próprio servidor escolher o nome que vai representar esse ambiente de desenvolvimento e identidade profissional. Os doze nomes apresentados na enquete fazem parte da história do funcionalismo público municipal de Macaé e representam trajetórias que contribuíram de forma significativa para o município. Quando o servidor participa desse processo, nasce um sentimento legítimo de pertencimento e reconhecimento, fortalecendo o vínculo institucional do servidor.
Abrir esta enquete reafirma uma diretriz clara da administração municipal: envolver, ouvir e valorizar quem sustenta o funcionamento da administração pública. Cada voto expressa respeito e reconhecimento a essas trajetórias, demonstrando que políticas de fortalecimento institucional se constroem com participação e diálogo permanente.
A Escola do Servidor é um investimento direto na qualidade do trabalho realizado em toda a estrutura municipal. E quando o servidor participa e decide, fortalecemos uma administração ainda mais alinhada a quem realmente faz o serviço público acontecer.
Convido todos os servidores a participar da votação. Este é mais um passo histórico na consolidação de uma política de valorização sólida, permanente e guiada por quem atua na linha de frente do serviço público e fortalece a administração pública municipal.”