
Foto: Ana Chaffin
O encontro contou com a presença da primeira turma dos 263 novos concursados
A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, lançou oficialmente nesta segunda-feira (9) o Programa de Integração e Iniciação ao Serviço Público Municipal, em evento realizado na Escola do Servidor.
Na mesma ocasião, também foi apresentada a campanha institucional #SouServidorMacae, que reforça o sentimento de pertencimento, valorização e identidade do funcionalismo público municipal.
O encontro contou com a presença da primeira turma dos 263 novos concursados, nomeados conforme a Portaria SEMGESP nº 028/2026, que dispõe sobre a nomeação de aprovados em concursos públicos regidos pelos editais dos anos de 2011 e 2012.
A ação representa uma etapa inédita de acolhimento e orientação institucional, realizada previamente ao encaminhamento dos servidores para suas respectivas secretarias de exercício, contribuindo para o alinhamento de procedimentos, a organização administrativa e o fortalecimento da atuação integrada da gestão pública.
O secretário municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, destacou que a iniciativa marca uma mudança estruturante na política de gestão de pessoas do município.
O programa estabelece um novo padrão de acolhimento, orientação e alinhamento institucional desde o ingresso no serviço público. Nesse contexto, a Escola do Servidor assume papel estratégico como instrumento permanente de formação e qualificação.
“Hoje vivemos um momento histórico para o funcionalismo público de Macaé com a implementação do Programa de Integração e Iniciação ao Serviço Público Municipal. A Prefeitura de Macaé é um dos maiores empregadores do município, com cerca de 17 mil servidores, e o compromisso da gestão é com uma política de pessoas próxima do servidor, presente onde o trabalho acontece, com respeito, diálogo, escuta ativa e suporte contínuo, comprometida em valorizar e fortalecer quem garante a entrega diária do serviço público”, destacou o secretário.
Para a técnica de enfermagem, Alessandra Florim, de 53 anos, o acolhimento fez a diferença. Ela afirmou que encontrar um ambiente organizado e acolhedor logo no início trouxe uma sensação real de valorização e respeito, marcando um começo especial para essa nova fase profissional.
“A função de servidor público demanda comprometimento e responsabilidade. Os participantes são apresentados não apenas às normas e à estrutura institucional, mas também à experiência de pertencimento, em um encontro preparado para compartilhar valores e impulsionar uma nova etapa em suas carreiras”, pontuou Vanessa.