Foto: Maurício Porão
A Casa do Servidor é um espaço permanente de acolhimento e cuidado
Durante o evento, graduandos dos cursos de Enfermagem e Psicologia ofereceram serviços de aferição de sinais vitais, como pressão arterial e glicemia, além de atendimentos de escuta ativa, todos com supervisão docente. A ação de extensão universitária proporcionou aprendizado prático aos estudantes e ampliou o vínculo entre a universidade e os profissionais da Prefeitura.
“Temos um grupo da Enfermagem de 5 pessoas e 3 de Psicologia, com perceptor e coordenador. Nós já realizamos ações junto à Prefeitura, mas é a primeira vez na Casa do Servidor. Nossa missão é educar para transformar. Então, é um privilégio para os alunos estarem presentes, agregando experiência a suas carreiras. Para o trabalhador também é bom, porque sai da rotina. A equipe de Psicologia está fazendo um teste para averiguação de estresse”, informou a consultora comercial da Universidade Estácio de Sá e aluna de Psicologia, Mariana Lopes.
A Casa do Servidor é um espaço permanente de acolhimento e cuidado, mantido pela Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, que reúne ações de saúde, escuta e valorização do quadro de servidores municipal.
“Há muito tempo eu não fazia aferição de pressão e glicose, porque não tenho plano de saúde. Vim trazer um atestado médico para um amigo e aproveitei para usufruir dos serviços. Foi ótimo. Costumo vir tomar vacina aqui. O atendimento é muito bom”, disse Eliane de Carvalho, servidora há 34 anos, atuante na Escola Municipal de Dança. Também a professora Liliane Almeida aproveitou que foi entregar um atestado médico de uma amiga na Casa do Servidor para participar da ação. “O atendimento foi muito bom. Equipe excelente”, confirmou.
A aluna do 10º período de Enfermagem, Karolina Oliveira, também ressaltou a importância da vivência. “Está sendo uma experiência muito proveitosa. Realizamos um rastreio para verificar como está a saúde do trabalhador público de Macaé, que muitas vezes deixa de cuidar de si por causa da rotina. Quando se cria uma estrutura voltada para o servidor, ele se sente acolhido”, destacou.
Para o secretário municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, ações como esta reforçam a essência da Casa do Servidor como espaço de acolhimento, cuidado e reconhecimento.
“A Casa do Servidor foi criada justamente para oferecer atenção integral a quem faz o município funcionar. Cada ação de saúde, cada escuta e cada atendimento aqui realizado refletem o compromisso do governo com o reconhecimento do servidor e com políticas públicas que promovam qualidade de vida e bem-estar. Cuidar de quem cuida é uma prioridade permanente da nossa gestão”, ressaltou o secretário.