CPG faz visita ao corpo técnico e administrativo da EGP de Angra dos Reis
A implantação do processo de Gestão Público na prefeitura de Macaé é irreversível, garante o coordenador da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Romulo Campos. Equipe de Macaé – formada também pelo subcoordenador Jorge Brito e a gerente do Escritório de Gestão Pública, Zuleika Menezes Lima - esteve em visita técnica ao Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) de Angra dos Reis.
O grupo da CPG foi recebido por Rita Salomão, subsecretária de Treinamento, Fabiana Rabelo e Luciano Nóbrega, ambos gerentes de projetos locais. A visita foi considerada altamente proveitosa e também de intercâmbio para ações futuras e aprimoramento do modelo já existe e em funcionamento nas duas prefeituras.
- Essa troca de experiências foi altamente enriquecedora, porque o processo de Gestão Pública de Angra dos Reis é inversamente contrário ao de Macaé. Recebemos muitos subsídios do grupo do EGP de Angra, repassados principalmente por Fabiana Rabelo. Ela nos mostrou os mecanismos e ações que contribuíram para implantação da Gestão Pública local e fizemos exposição de nosso trabalho, detalha Romulo Campos.
Uma das preocupações do coordenador geral da CPG, Romulo Campos que vem sendo implantada em toda prefeitura de Macaé é o treinamento e aperfeiçoamento do pessoal administrativo no quesito da gestão pública. Isso ocorre desde a implantação da CPG por determinação do prefeito Riverton Mussi.
O processo, segundo ele, ainda é gradativo no corpo administrativo macaense, devido à magnitude estrutural. Em Angra dos Reis, isso aconteceu antes mesmo da implantação dos projetos e programas governamentais. O administrativo de Angra foi treinado e especializado na gestão e somente depois passaram a captar recursos para obras e serviços na esfera federal.
Em Macaé, o processo é inverso. Segundo a gerente de EGP, Zuleika Menezes, como o corpo administrativo de várias secretarias ainda está em treinamento, processos de captação de recursos e obras sofrem um atraso por desconhecimento ou apresentar pequenos erros que entravam toda demanda.
– Angra dos Reis está planejando tudo antes de buscar os recursos. Com isso, existe melhor agilidade em todo o processo que vai da captação de recurso até a entrega da obra. A preocupação do grupo de Angra foi a qualificação de pessoal, explicou.
O coordenador geral da Câmara de Gestão Pública de Macaé garante que a qualificação técnica também é uma ação irreversível em Macaé. “O processo de gerenciamento das políticas mudou na cidade e foi implementada por ter total apoio do prefeito Riverton Mussi”, justifica Romulo. Ele finaliza diagnosticando que, mesmo a curto, médio ou longo prazo o programa de gestão norteará toda a administração municipal, que tem como meta se descentralizar e se modernizar para atender os interesses comuns de toda a população, de maneira ágil e eficiente.