Foto: Moisés Bruno
Gincana divide os alunos em equipes e conta com 20 turmas
Reforçar o elo entre a comunidade escolar, destacar a importância do município, além da preservação ambiental. Esta é a proposta da 18ª Gincana da Família, iniciada nesta quarta-feira (5) com os 428 alunos da Escola Estadual Municipalizada de Educação Infantil Anna Benedicta da Silva Santos. A programação, que será encerrada nesta sexta-feira (7), envolve cerca de 400 famílias e 52 profissionais da escola. A gincana da unidade municipal, situada na Rua Velho Campos, no Centro, movimentou a Praça Washington Luís e o calçadão da Avenida Rui Barbosa.
Com o tema central “Macaé 200 anos”, a gincana dividiu os alunos em equipes e conta com 20 turmas (dez no turno da manhã e dez à tarde). As equipes usam coletes nas cores branca, azul, verde clara, verde escura, rosa, roxa, amarela e azul e unem alunos, professores, além de pais e responsáveis, que também utilizam apitos, chocalhos, bolas e tambores.
O término da gincana será na sexta-feira (7), das 8h às 12h e das 13h às 17h, no teatro do Colégio Estadual Mathias Neto. A previsão é que a equipe campeã receba um passeio ao Jardim Zoológico. O Dia da Família na Escola está previsto para acontecer novamente no mês de setembro.
No período anterior à gincana foram enfocados junto aos estudantes temas referentes à Macaé como bairros, Rio Macaé, lagoas, praias, Serra, transporte, diversão, artistas macaenses e comércio. O trabalho foi coordenado pelos dirigentes e pelas coordenadoras Flávia Belmont, Geise Alves e Ana Paula Grativol, que se dividiram para contribuir com os professores.
Os professores das turmas trabalharam nas salas de aula Educação Ambiental e a importância da preservação do meio ambiente. Diante dos conteúdos ministrados, alunos, professores e pais se envolveram na arrecadação de 1,5 mil garrafas pets e caixas de leite, que serão encaminhados para uma entidade de reciclagem de Macaé. Em contrapartida, com a entrega do material, a entidade irá presentear a escola. Além disso, pais e responsáveis fizeram parte de tarefas como rifas para contemplar a unidade escolar com um equipamento.
A diretora-geral, Valéria Branco, destacou que a expectativa é que a gincana seja um sucesso. “Além de promover o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem dos nossos alunos na faixa de dois a cinco anos, a programação marca a aproximação da família com a escola. Estamos felizes com a participação de todos”, disse.
Participação - Contagiados com a gincana e a animação dos alunos, os pais e responsáveis pelos estudantes fizeram questão de comparecer e agitar com gritos de guerra, apitos e faixas. Entre elas a mãe dos gêmeos Jean e Luís, de 3 anos. Grávida também de gêmeos, ela estava dividida entre as equipes verde claro e verde-escuro, que estudaram os assuntos “Diversão de Macaé” e “Bairros”. “Esta escola é maravilhosa e esta programação consegue atrair meus filhos. Em casa, eles falam de reciclagem e também do que mais gostam no município e da importância dos bairros, principalmente o que a gente mora”, contou.
O pai do pequeno Pedro, de 3 anos, Rafael da Cunha, fez questão de bater o tambor improvisado com latas. “Meu filho ficou muito mais antenado e participativo depois que começou a estudar na Anna Benedicta. Fiz questão de fazer parte da gincana e estou torcendo para a turma dele ganhar”, falou.