O Polo de Cultura da Serra passará a se chamar Polo de Cultura Carlos Magno Abreu Ferreira (Maguinho), em homenagem ao pintor, caricaturista, desenhista, ilustrador e carnavalesco, nascido em Glicério, distrito de Macaé. A cerimônia de descerramento da placa alusiva será, nesta quinta-feira (20), às 19h30. A moção da Secretaria de Cultura acontecerá em meio ao evento cultural inédito 'Noite de Causos', que reunirá os bons contadores de histórias da Região Serrana de Macaé.
A programação conta ainda com bingo, cantina com comidas típicas da serra e a participação dos artistas Sergem, Carlinhos Galinha e Jefinho de Tião. De acordo com o coordenador do Polo, Emerson Araújo, esta homenagem está prevista desde a reinauguração do espaço, em 2018, e através de indicação do então vereador e depois secretário de Cultura, Thales Coutinho (in memoriam).
"Na ocasião, fizemos uma pesquisa no distrito e a maioria das pessoas indicaram Carlos Magno. Há alguns anos, era ele que fazia sozinho muita coisa na área da cultura em Glicério. A publicação oficial para denominação de Polo de Cultura Carlos Magno, em 16 de junho de 2021, aconteceu quando Thales estava em coma em decorrência da covid-19. Este evento foi adiado por causa da pandemia, até ser programado para esta noite", conta o coordenador.
Ele explica que quem contará os causos serão os populares que já têm o hábito de fazer isso na comunidade e enfatizou que o momento será também para divulgar as atividades realizadas no espaço, todas com matrículas abertas. Para a pré-matrícula, basta comparecer ao polo. Na segunda, na terça e na quinta-feira, às 9h, é oferecida Ginástica para a Terceira Idade. Nos mesmos dias, às 15h, Treinamento Funcional; na segunda-feira, das 16h às 21h, acontecem as aulas de Violão e de Percussão e, na quinta-feira, às 17h, aulas de Circo.
"A nossa expectativa é a melhor possível, um bom público de toda a Região Serrana de Macaé, porque as histórias serão as do povo da serra, muitos conhecem os personagens", acrescentou Emerson.
Carlos Magno (in memoriam)
Carlos Magno publicou, em 1994, o seu primeiro livro de poesias intitulado “Poesias de Pã”. Em 1996 participou pela primeira vez de uma exposição de desenho, pintura e fotografia no antigo Centro Cultural “Vovó Silvana”, atual Estação de Glicério. Em 2003, em Rio das Ostras, realizou sua primeira mostra profissional no Bar e Galeria de Arte Caleidoscópio. Entre suas pinturas destaca-se a “Índia Sacuru na Serra de Crubixais, a Flor e a Semente do Maracujá.”