Glicério recebeu no sábado (22), a visita do diretor-presidente do Instituto de Estudos Turísticos e Hoteleiros do Rio de Janeiro (IETUR), Eduardo Jenner F. de Araújo, acompanhado de professores da entidade. O objetivo da visita foi conhecer as potencialidades turísticas da região, visando incluir os distritos serranos no Roteiro Turístico do Estado.
Recepcionaram os visitantes os secretário e subsecretário da secretaria municipal de Acervo e Patrimônio, Ricardo Meirelles e Geraldo Mussi, o presidente da MacaéTur, Paulo Longobardi, Priscila Meirelles, professores e historiadores do Centro de Memória Antônio Álvares Parada.
Ao chegarem ao distrito, os professores visitaram a antiga casa da Rede Ferroviária, que foi concluída em 1888 e reformada, este ano, pela MacaéTur para abrigar eventos esportivos e culturais da região serrana. Eles conheceram a história da localidade, através de palestra da historiadora Conceição Franco, que falou sobre os primeiros habitantes, como surgiu a localidade e da importância da ferrovia e do café para a região.
Após a palestra e do café da manhã com produtos da terra, assistiram vídeos sobre as atividades de turismo de aventuras na serra, sobre a secretaria de Acervo e Patrimônio e a projetos que a prefeitura já vem desenvolvendo na região, voltados ao desenvolvimento do turismo e na preservação do patrimônio histórico e cultural e do meio ambiente.
Diretor da IETUR elogia potencialidades da serra
Para o diretor-presidente da IETUR, professor Eduardo Jenner F. de Araújo, também membro do Conselho de Turismo da Confederação Nacional de Comércio, a visita representava uma aproximação maior com a prefeitura de Macaé, secretaria e empresas que trabalham com o turismo e com as localidades serranas, com potencialidades turísticas para receberem visitantes de toda parte.
- Nesta região, pudemos observar, tem belezas naturais ainda bastante preservadas e que devem ser conhecidas pelos turistas do Estado e também do país. Estamos felizes por estarmos aqui, vivenciando essa riqueza do município de Macaé – disse Eduardo Jenner.
Para secretário contatos com IETUR começam a gerar frutos
O secretário Ricardo Meirelles considerou que os contatos anteriores com a entidade, que enviou representantes a Macaé para conhecer a região serrana, visitando o Sana, já dava os seus primeiros frutos.
“No primeiro contato - disse Ricardo - os representantes da IETUR puderam ver um pouco da serra macaense e suas peculiaridades propícias ao desenvolvimento do turismo. Agora visitam Glicério e visitarão outras localidades que têm potencial para receber turistas do estado, país e também do exterior. Somos um município rico não só de petróleo, mas de riquezas naturais que atraem a todos e que devem ser mostradas, mas sempre com o cuidado de garantir a preservação ambiental desse patrimônio natural do município. Além da beleza natural, há um patrimônio cultural e histórico que também precisa ser preservado e conhecido por todos“.
Presidente da MacaéTur destaca o fascínio da região serrana
Para o presidente da MacaéTur, Paulo Longobardi, que faz parte da Câmara Temática de Turismo do Plano Diretor, por determinação da administração municipal vêm sendo desenvolvidos projetos focados no crescimento da região serrana, visando o turismo ecológico, rural, de aventuras e com enfoque na a parte cultural e no patrimônio histórico da região, que, por suas belezas naturais exerce fascínio em todos que a visitam.
- Além de fascinante, o turismo gera receita e empregos, mas também pode gerar, se não for controlado, o turismo predatório. O objetivo da prefeitura de Macaé é o planejamento cuidadoso das atividades turísticas nesta região para desenvolver o turismo, mas sem agredir ao meio ambiente – disse Paulo Longobardi.
Após o café da manhã com produtos da terra, os professores visitaram o prédio da antiga Estação Ferroviária de Glicério, reformada este ano pela prefeitura, realizaram passeios pela passarela sobre o Rio São Pedro - local onde são praticados esportes radicais - pela Ilha da Canoa e Ciriaca, points turísticos de Glicério, observando as belezas naturais da Mata Atlântica e conhecendo alguns dos mananciais de uma região que tem tudo para estar incluída no Roteiro Turístico do Estado e do País.