Foto: Kaná Manhães
O governador fez referência à visita do secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, no último dia 22, que elogiou o trabalho policial
Em entrevista à rádio carioca CBN esta semana, o governador Sérgio Cabral elogiou o trabalho de pacificação realizado pela Polícia Militar nas comunidades Malvinas e Nova Holanda, feitas com o apoio da Prefeitura. O governador fez referência à visita do secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, no último dia 22, que elogiou o trabalho policial.
– Beltrame voltou de Macaé e ficou muito bem impressionado com a política do comandante (tenente-coronel Ramiro Campos, do 32º BPM) em duas comunidades ocupadas pelo tráfico. E lá ainda não é uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Foi feita uma política inteligente de ocupação e policiamento ostensivo. Os demais comandantes estão sendo estimulados por Beltrame para que seja feita essa política junto com delegacias e política civil. Em Macaé, a comunidade agradeceu muito ao secretário o trabalho realizado enquanto não chega a UPP, afirmou o governador.
Quando esteve em Macaé, em reunião com prefeitos de seis municípios da região do 23° BPM, Beltrame anunciou que a cidade terá em breve a sua primeira UPP. O secretário veio à cidade acompanhado pelo comandante geral da PM, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho – que também vai estudar a possibilidade de se criar um batalhão exclusivo na cidade.
A ocupação da Polícia Militar nas comunidades das Malvinas e Nova Holanda já gerou reflexos positivos na população. O trabalho de pacificação realizado pela PM e a ocupação social feita pela Prefeitura vem garantindo um clima de paz, segurança e bem-estar social nos locais. Desde fevereiro, dois contêineres da Polícia Militar estão instalados nas comunidades, que já começaram a receber obras emergenciais e que vão receber serviços como cursos profissionalizantes, atividades artísticas e culturais, e a continuidade de projetos como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Programa Saúde da Família.
Ações no Grande Rio
Durante a entrevista à rádio CBN, o governador falou sobre a presença do Bope no Complexo do Alemão, substituindo o exército. “É uma fase de transição. Solicitei à presidenta Dilma em junho do no passado e expus a necessidade do exército brasileiro permanecer no Alemão e Penha até junho deste ano. Vamos realizar a transição entre março e junho”, observou.
O governador acrescentou que outros pontos no Rio de Janeiro também serão paulatinamente pacificados. “Tem comunidades em Niterói onde há poder paralelo, mas temos uma estratégia a perseguir. São Gonçalo, Baixada, Itaguaí, Zona Oeste, Madureira, em todos esses pontos temos uma estratégia a seguir. A população sabe que estamos em um caminho sem volta. Essas comunidades terão efetivamente um resultado da pacificação. A nossa policia tem cooperado, enquanto não chegam as Unidades de Polícia Pacificadora onde for necessário, em parceria com as delegacias e policia civil”, afirmou.