As obras do primeiro Batalhão de Ações com Cães (BAC) do interior do Estado começaram no início deste mês. Para reafirmar a importância desse aparelho de segurança pública, o prefeito Welberth Rezende e o governador Cláudio Castro visitaram as obras nesta sexta-feira (25). A construção do órgão é uma parceria com o Governo Estadual e vai contar com cerca de 70 policiais, 20 cães treinados e quatro viaturas. A ideia é reforçar as ações táticas de prevenção e combate ao crime.
O prefeito Welberth Rezende ressaltou que o BAC é uma unidade estratégica com a proposta de enfrentar o crime organizado em Macaé e municípios da Região dos Lagos, Norte e Noroeste Fluminense. "As operações vão poder ser realizadas sem a necessidade de deslocar policiais da Capital para os municípios do interior. Agradeço ao governo do estado pelo carinho com Macaé e por tantas outras conquistas", destacou Welberth.
O prefeito aproveitou a ocasião para solicitar ao governador mais uma obra na cidade. "É importante discutir políticas públicas e, como Macaé é um município estratégico pela localização geográfica, que fica entre a Região dos Lagos e o Norte Fluminense, gostaria que nossa cidade fosse sede do Grupamento Aeromóvel – GAM, equipamento de segurança que opera exclusivamente na atividade aérea", pontuou Welberth.
O Governador Cláudio Castro autorizou prontamente a solicitação do prefeito e falou sobre a importância da união entre as esferas governamentais. "Macaé é uma cidade estratégica para o desenvolvimento do nosso estado e volta a ser respeitada. Uma prova disso é o investimento de mais de 200 milhões em obras para a cidade. A proposta é estreitar, cada vez mais, essa parceria com a realização de ações de infraestrutura", destacou o governador.
A cerimônia contou com a presença do comandante geral da Polícia Militar, Luiz Marinho Henrique Pires; do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, André Ceciliano; do deputado estadual, Chico Machado; além de secretários estaduais e municipais.
BAC está sendo construído dentro do Parque da Cidade
O BAC está sendo construído em uma área de 6.403,48 metros quadrados dentro do Parque da Cidade, aproximadamente 10% do espaço, área que segue em processo de finalização de projeto de revitalização.
O prédio será dividido em seis blocos: portaria, administrativo, dormitórios, veterinário, canil e treinamento. Todos os ambientes serão iluminados e ventilados naturalmente, os corredores e proporções seguem a norma de segurança para incêndio e pânico, os banheiros serão ergométricos e atendem as normas de acessibilidade, além de já prever a futuras instalações de painéis fotovoltaicas, fazendo com que o batalhão seja cada vez mais sustentável.
O bloco dormitório, contendo 20 beliches e capacidade para 40 homens, foi projetado para ser, também, um alojamento temporário destinado a diversas ações da Polícia Militar, reduzindo o custo e o tempo de deslocamento para realização das operações na região.
Com capacidade para 20 cães, o canil foi projetado para dar a melhor qualidade de vida aos animais, contendo ventilação natural e ambientes higienizados, com área de solturas em diversos terrenos, como grama, terra, piscinas e área de treinamento.
A parceria entre a Prefeitura de Macaé e o Governo do Estado tem o intuito de expandir as ações de segurança, já que Macaé tem localização estratégica para o Batalhão. O reforço dos policiais com cães será fundamental para redução de crimes. Os animais têm a preparação para ações terrestres, aéreas e marítimas, além de serem farejadores de armas e drogas.