Governo avalia com a UFF expansão de cursos de graduação em Macaé

05/06/2023 16:00:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Jaqueline Carvalho

Objetivo é ampliar a oferta de cursos em instituições de ensino públicas

A universalização do ensino público da cidade, através dos investimentos na ampliação da infraestrutura e do acesso da população a vagas em unidades da educação básica até o ensino superior, segue como prioridade para o governo que busca junto às universidades parcerias que possam fortalecer a referência de Macaé como polo acadêmico na região.

Esta estratégia de governo, que amplia para a população a oferta de cursos em instituições de ensino públicas, foi defendida pelo prefeito Welberth Rezende, ao receber nesta segunda-feira (5), o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio, junto ao vice-reitor da instituição, Fabio Passos.


“Somos parceiros de todas as instituições que oferecem formação de ensino superior de forma gratuita e de excelência. O nosso diálogo aberto com a UFF segue a linha do governo em expandir a referência de Macaé como polo regional acadêmico, oferecendo apoio e infraestrutura para a instalação de cursos e laboratórios”, destacou o prefeito.


Na reunião, a comitiva da UFF apresentou a iniciativa de promover a ampliação da atuação do campus da universidade na Cidade Universitária, como a formatação de novos cursos, a criação de programas de pós-graduação e extensão acadêmica, assim como da oferta de serviços à população macaense, como o acesso gratuito ao núcleo de atendimento jurídico.


“A nossa proposta é participar desta nova dinâmica de Macaé, contribuindo com a formação acadêmica que acompanhe a evolução da cidade. Estamos à disposição do município para construir este novo projeto”, afirmou Antonio Claudio.


A participação da UFF em novos projetos desenvolvidos pelo governo, com a instalação do Museu Interativo da Ciência no antigo Hotel Imbetyba, já em processo de desapropriação, e a ocupação de novos espaços em três blocos que serão construídos na Cidade Universitária, também foi destacada na reunião.


“A parceria com as instituições promove a ampliação do acesso da nossa população à universidade que oferece cursos em diversos segmentos que passam a atender também a demanda da cidade. A proposta é expandir a Cidade Universitária de forma integrada e compartilhada”, apontou a Secretária de Ensino Superior, Flaviá Picon.


O prefeito e o reitor da UFF também assinaram o convênio estabelecido entre o Procon de Macaé e a universidade, que formata o programa de estágio para os alunos em formação, através do serviço de assistência à população já realizado pelo órgão municipal. O documento também foi assinado pelo Secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Gilcimar Figueiredo Prata.

A reunião contou ainda com a participação da coordenadora da superintendência de arquitetura, engenharia e patrimônio da UFF, Lidiane Barbosa dos Santos, e do Procurador Federal junto à instituição, Jonas de Jesus Ribeiro.


Fotos Relacionadas