Foto: Maurício Porão
Representantes discutem propostas como Banco de Leite Municipal e novo Hemocentro
O governo municipal e a Câmara de Vereadores alinharam nesta segunda-feira (9) estratégias para a implantação de projetos de expansão da rede de Saúde, em unidades de referência de Atenção Básica, além de Média e Alta Complexidade.
Os projetos em fase de desenvolvimento estrutural e adequação a regras sanitárias fazem parte de solicitações enviadas pela Câmara ao Executivo, e reforçam as propostas de criação do Banco de Leite Municipal e a construção do novo Hemocentro.
No encontro realizado na Câmara, a equipe da Secretaria de Saúde reforçou a estratégia de implantação do Banco de Lei na ala da maternidade do Hospital Público Municipal.
O projeto terá como base as diretrizes da Rede Cegonha, um programa criado pelo Ministério da Saúde dentro da proposta de humanização no atendimento às mulheres, gestantes, puérperas e crianças recém-nascidas. A construção da unidade contará com recursos do Governo do Estado.
Já a construção do novo Hemocentro tem como objetivo garantir estrutura para melhorar o atendimento, aumentar a qualidade de processamento, promover a armazenagem adequada e instituir também tratamento de doenças hematológicas. A iniciativa visa credenciar o novo polo como Unidade de Assistência de Alta Complexidade (UNACON) e Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON).
O presidente da Câmara, Cesinha, propôs que parte das Emendas Impositivas, com projetos definidos pelos parlamentares na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e recursos direcionados na Lei Orçamentária Anual (LOA), seja destinada a construção da nova sede do Hemocentro. A sugestão conta com o apoio dos vereadores José Prestes, Iza Vicente e George Jardim.
“Essa relação institucional entre a Câmara e o governo tem como objetivo central promover ações e construir estratégias de atendimento direto à população. A Saúde é uma referência para este modelo de formatação de políticas públicas voltadas a elevar a qualidade de vida em nossa cidade”, reforçou o secretário da Casa Civil, Luciano Diniz.
Também participaram da reunião, os secretários adjuntos de Média e Alta Complexidade, Antônio Soares, e de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga, o secretário adjunto de Obras, Felipe Pereira Bastos, e a consultora técnica da Secretaria de Infraestrutura, Alessandra Aguiar.