Foto: Márcio Siqueira e Jaqueline Carvalho
Assunto foi discutido pelo prefeito Welberth Rezende, em reunião, nesta sexta-feira (11)
Um novo passo para a consolidação da parceria que definirá o novo modelo de assistência de Saúde pública de Macaé foi dado nesta sexta-feira (11) entre a prefeitura e a Fiocruz.
A proposta é construir um projeto-modelo que promoverá a restruturação da rede municipal de atendimento através da inovação, com base em estudos e pesquisas desenvolvidas pela instituição que é referência internacional em ciência voltada a qualidade de vida da população.
A celebração desta parceria foi discutida pelo prefeito Welberth Rezende e os Secretários de Saúde, Liciane Furtado; de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga, e de Alta e Média Complexidade, Antônio Carlos Soares, junto ao Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), Marco Antônio Menezes.
A reunião aconteceu na sede da ENSP, situada dentro do complexo da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e contou também com a participação de técnicos do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB).
“A nossa proposta é reorganizar a rede básica de saúde de Macaé. Hoje, 33% do nosso orçamento é investido em Saúde e precisamos que isso seja revertido em atendimento de qualidade. Buscamos a expertise da Fiocruz para definir um novo fluxo começando pela atenção básica, estabelecendo polos de atendimento, centros de referência, programas de prevenção e qualificação da nossa equipe”, destacou o prefeito.
Dados sobre o atual modelo de assistência, com base no perfil de atendimento à população que integra unidades da rede primária de atendimento e polos de emergência e urgência, foram apresentados pela equipe da Saúde.
“O nosso objetivo é promover saúde de qualidade, estando mais próximo da população, agindo principalmente na prevenção. Temos a capacidade de oferecer um atendimento de qualidade. Precisamos traçar esse novo planejamento”, destacou Luiz Carlos Braga.
A proposta de Macaé foi acolhida como positiva para a equipe da Fiocruz, diante do objetivo de oferecer Saúde pública de qualidade para a população.
“É significativo ouvir de representantes de um município a vontade de construir uma rede de Saúde a longo prazo, que busque a melhor assistência a população como um legado. É uma iniciativa que nos anima bastante”, apontou o Diretor da ENSP, Marco Antônio Menezes.
A parceria entre Macaé e a equipe da Fiocruz terá como ponto inicial a composição de um grupo de trabalho que analisará dados sobre a rede de Saúde de Macaé e definir o planejamento para a reestruturação da rede garantindo, assim, a formalização desta cooperação.
“O SUS tem em seu principal alicerce a rede primária que é capaz de reduzir impactos em toda a assistência. A estratégia está na vigilância e na prevenção. Vamos reunir as nossas equipes e traçar esse projeto”, destacou o Vice-Presidente de Ambiente, Promoção e Atenção à Saúde (VPAAPS), Hermano Castro.
A reunião contou também com a participação do da Vice-diretora da Escola de Governo em Saúde (VDEGS/ENSP), Marismary de Seta; do Diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos(ICTB), Christoph Schweitzer Milewski; pesquisador da ENSP, Sérgio Rabello Alvez; da chefe de gabinete do ICTB, Carla de Freitas Campos, além da Chefe de Enfermagem de Macaé, Natália Antunes; o assessor técnico da Secretaria de Saúde, Marcus Túlio Benjamin; o Chefe de Gabinete do prefeito, William Fróes e o coordenador do Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (EGIM), Rômulo Campos.