logo

Governo e iniciativa privada estudam medidas para impulsionar economia

20/10/2015 21:00:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Juranir Badaró

Encontro reuniu prefeitura e grandes multinacionais do segmento offshore

Unir necessidades e oportunidades a fim de impulsionar a economia local. Esta foi a tônica do encontro que reuniu empresários do setor de petróleo e gás e representantes da Prefeitura de Macaé. De acordo com o prefeito, Dr. Aluízio, a aproximação entre o poder público e iniciativa privada é um dos primeiros passos para o bom enfretamento da crise econômica que atinge o país.

- O momento requer união de esforços. Estamos aqui para ouvir e, assim, poder analisar quais os incentivos que o governo municipal poderá oferecer a fim de garantir que as empresas aqui estabelecidas permaneçam e continuem a gerar empregos, garantindo a renda de milhares de famílias - afirmou Dr. Aluízio, abrindo a reunião que teve como objetivo a elaboração conjunta de um pacote de benefícios a ser oferecido às empresas da cadeia produtiva do petróleo.

O encontro consolidou uma agenda de visitas que vêm sendo realizadas por representantes das secretarias de Fazenda e de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo ao longo dos últimos meses a fim de identificar soluções conjuntas para diminuição dos impactos econômicos e sociais trazidos pela crise que afeta diretamente a atividade econômica do petróleo que impulsiona o crescimento da cidade nos últimos 40 anos.

- Estamos adotando uma medida proativa que vai ao encontro do anseio do empresário, que é o empregador, por redução de custeio em sua produção. Mesmo que o governo municipal não seja o maior responsável pela tributação, entendemos que qualquer custo é custo, logo, qualquer contribuição que possa ser dada tem um grande peso - explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vandré Guimarães, acrescentando que as solicitações, vão além do âmbito fiscal, alcançando questões como logística.

As propostas apresentadas pelos empresários serão agora analisadas pela secretaria de Fazenda. "Esta reunião de hoje é mais um passo que damos no fortalecimento deste relacionamento entre poder público e iniciativa privada, o que nos permite ainda conhecer o planejamento estratégico do setor para os próximos dois anos. A partir do que ouvimos hoje, vamos iniciar um estudo das leis, dos impactos financeiros e encontrar medidas que possam ser adotadas pela prefeitura a fim de estimular a economia local e geração de renda, o que acaba tendo um efeito positivo para toda a cidade", afirmou o secretário de Fazenda, Ramirez Candido.

Participaram do encontro grandes multinacionais do segmento offshore, como a Schlumberger, Oil States, Halliburton, Brasdril, Ensco, Nov, Weatherford, Queiroz Galvão e Technip. "Essa iniciativa de aproximação é muito válida e proveitosa. É muito bom como empresa podermos colaborar nesta proposta do governo municipal", destacou Railda Goes, representante da Schlumberger.

Para Vinícius Sampaio, da empresa Brasdril, a oportunidade é valiosa de poder contribuir e alcançar soluções em conjunto que possam trazer benefícios para toda a cidade. "É uma iniciativa louvável já que qualquer desoneração ou diminuição de custos, principalmente neste momento, pode colaborar para a manutenção de nossas atividades e otimização do serviço prestado", ressaltou Sampaio, cuja empresa atua no setor de perfuração.

A próxima reunião para apresentação pelo governo municipal do pacote de medidas será na terça-feira (27), às 11h, em local a ser divulgado.