Governo Eletrônico dá passos importantes em Macaé

02/06/2005 17:11:37 - Jornalista: Sérgio Lopes

Começa nesta sexta-feira, dia 03, a implantação dos sistemas operacionais na rede municipal de Educação, executados pela secretaria municipal de Ciência e Tecnologia (SECET). “Esses sistemas visam otimizar os recursos administrativos da secretaria de Educação”, explica Guilherme Jordan, secretário de Ciência e Tecnologia.

De acordo com Jordan, o município recentemente contratou links dedicados à Internet de banda larga, que estão sendo distribuído para toda a administração municipal. “Está previsto para meados de julho a interligação de todas as secretarias através de uma Intranet com acesso a Internet, disponibilizada pelo próprio governo municipal”, disse.

Através da implantação do governo eletrônico pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, o município pretende integrar toda a administração da Secretaria de Educação num único banco de dados, com ênfase na pré-matrícula, matrícula e controles de pessoal, patrimonial, de merenda e históricos escolares. “O governo pretende atingir os 100% de acesso à informática por toda a rede de ensino”, garante Guilherme.

Hoje existem aproximadamente cerca de 135 pontos de educação como escolas e creches que abrigam cerca de 45 mil alunos. “Através da inclusão digital, o governo pretende realizar a inclusão social”, acredita Jordan.

Back Bone - Em relação ao Back Bone, o secretário de Ciência e Tecnologia declarou que ele é como um esqueleto, só que de fibra ótica, que hoje corta a cidade, principalmente, o grande centro, interligando os prédios administrativos para transmissão de dados. “Futuramente, essa infra-estrutura tecnológica servirá para distribuição de Internet, telefonia através de voz sobre IPE ou VOIP e transmissão de dados num único sistema administrativo”, cita Guilherme.

Macaé conta com uma parceria em parte da antena de transmissão de dados da Vivo, Cluster’s de transmissão Wireless e antenas receptoras de dados em prédios administrativos, formando uma rede inteligente de soluções para administração pública.

Recentemente o prefeito Riverton Mussi foi convidado para um congresso tecnológico na Filadélfia (EUA), chamado Digital Cities, que tratou exclusivamente do governo eletrônico. Macaé se destacou com um projeto pioneiro em nível internacional. “Várias instituições internacionais fizeram questão de levar tais projetos a serem apresentados por conta do governo dos Estados Unidos”, finalizou Jordan.