logo

Governo eletrônico macaense é destaque em convenção

05/04/2006 17:26:04 - Jornalista: Ludmila Azevedo

A prefeitura de Macaé, representada pela equipe da secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) participou da Convenção Latino Americana Cidades Digitais. O evento promovido pela Wireless Internet Institute foi realizado esta semana, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). A convenção contou com a presença de representantes de diversos municípios, e a troca de experiência sobre Tecnologia da Informação (TI) foi o tema central do encontro.

Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, que também estava presente ao evento, a cidade de Macaé ocupa uma posição de destaque em relação à disponibilização de tecnologias da informação para a comunidade. “A cidade possui tecnologia wireless (sem fio) disseminada”, lembra o secretário.

A participação de Macaé aconteceu logo no primeiro dia da Convenção onde foram apresentados os benefícios que a implantação do governo eletrônico (E-Gov) na cidade. “Nós já temos toda a administração pública municipal integrada”, ressaltou Jordan, em sua apresentação.

Entre as vantagens abordadas pelo secretário aos presentes está o processo de desburocratização e redução dos gastos. “A centralização das informações em uma única base de dados foi um ponto favorável”, relatou Jordan. O secretário também anunciou a implantação do móbile goverment (M-Gov) que permitirá uma agilidade ainda maior nas tomadas decisões pela alta administração. “Algo que será implantado em breve”, disse.

Jordan ressaltou o projeto inclusão digital que conta com a parceria da Sectec, a secretaria de Educação (Semed) e a Fundação Educacional de Macaé (Funemac).

Outro ponto de destaque que colocou Macaé também em evidência foi a implantação no Hospital Público Municipal (HPM) da telemedicina.
O assunto foi abordado pelo representante do centro de treinamento Berkley, Marcelo Glória, que enfatizou a importância de um investimento como esse traz para a cidade que possui uma parcela significativa de trabalhadores offshore.

Para uma visualização dos recursos da telemedicina pode fazer, uma equipe do HPM fez uma simulação de um atendimento online, mostrando a utilização do sistema wireless na medicina, através de um diagnóstico não presencial.