Antecipando as comemorações do Dia Internacional de Mulher, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a secretária especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire lançaram, na manhã desta quarta-feira (07), no Rio de Janeiro, o Plano nacional de ações integradas para o enfrentamento da feminização da epidemia de Aids e outras DSTs.
Presente ao evento, além do prefeito de Macaé Riverton Mussi, a coordenadora municipal dos Direitos da Mulher (Codim), Vânia Deveza, destacou a importância de representar o município num evento nacional. É meta do Governo Federal aumentar o número de preservativos femininos de 04 milhões para 10 milhões até 2008, além de aumentar o percentual de mulheres que realizam o teste anti-HIV, hoje, feito por 35% das mulheres.
- Ações como estas são imprescindíveis para reduzir a vulnerabilidade das mulheres em relação ao HIV e as DSTs”, avaliou a coordenadora do Direitos da Mulher em Macaé. Vânia lembrou que este é um trabalho que será coordenado em parceria com a secretaria de Saúde (Semusa).
O prefeito Riverton Mussi reforçou a importância dos trabalhos realizados todos os dias pela Codim, Núcleo de Atendimento a Mulher (Nuam) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher nas ações de combate à discriminação de gêneros e à violência. Uma das solicitações de investimento na área de segurança feita ao governador Sérgio Cabral pelo prefeito Riverton, em recente encontro, foi a implantação da Delegacia da Mulher em Macaé.
Para a secretária especial de políticas para as mulheres, Nilcéa Freire, a democracia só é consolidada com o direito pleno da cidadania das mulheres. “A sociedade precisa ser contra a desigualdade de gênero”, concluiu, ressaltando que o Plano Nacional de Ações Integradas para o enfrentamento da feminização da epidemia de Aids e outras DSTs é uma conseqüência do crescimento de 44% na infecção por HIV entre mulheres no período de 1995 a 2005.