Foto: Divulgação
Objetivo é fortalecer o diálogo e futuras parcerias entre município e atletas
Seguindo orientação do prefeito Welberth Rezende de incentivar a prática esportiva dos atletas de alto rendimento e ciclistas em geral, as Secretarias de Mobilidade Urbana, Turismo e Esportes e representantes de equipes de ciclismo de Macaé se reuniram para aprimorar o projeto de ciclovias da cidade. O encontro intermediado pelo secretário de Habitação, que também é atleta, Leandro Mussi, foi realizado nesta quarta-feira (24) e avançou no sentido fortalecer o diálogo e futuras parcerias entre município e atletas.
“O governo já está trabalhando, ouvindo os atletas para melhorar o esporte no município. Vamos investir e promover, assim que pudermos por conta da pandemia, competições que venham agregar não só para os atletas, como para o turismo”, disse o secretário de Esportes, Marvel Maillet.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, o objetivo da gestão municipal é incentivar o uso da bicicleta como integração com outros modais de transporte. “Estamos dando andamento a um grande projeto contemplando a sinalização horizontal, inclusive das ciclovias. Além disso, vamos aumentar em três trechos as ciclovias já existentes na cidade. Vamos espalhar paraciclos (bicicletários), por vários locais e dar andamento ao projeto de bike compartilhada. Queremos ser a capital nacional da bike”, pontuou.
O secretário adjunto de Turismo, Fernando Amorim, ressaltou que o trabalho será feito em conjunto com as secretarias. “Os eventos esportivos ampliam o turismo na cidade, fortalece a rede hoteleira, o comércio local e toda a comunidade. Macaé é conceito A pelo Mapa de Turismo Brasileiro 2019-2021 e está apto a atender grandes competições esportivas”, disse.
As equipes de ciclismo de Macaé, Equipe Supera, Associação de Corredores de Rua de Macaé (Ascom), Corrida Assessoria Esportiva e XTerra, foram representados pelos triatletas Aleana Gomes, Antônio José, Antônio Barreto, Vicente Passos, Aprígio Santos e o ultramaratonista Leandro Mussi. Eles ressaltaram a importância das ações de sinalização e educação no trânsito para segurança dos ciclistas, trabalhadores e atletas que usam a bicicleta, diariamente, como meio de transporte, lazer e atividade física.