O projeto Serrano do Médio Macaé, anunciado na última quarta-feira (23), pelo secretário de Meio Ambiente de Macaé, Fernando Marcelo, será referência na implantação para a nova estratégia do Ministério do Meio Ambiente para criação de mosaicos de unidades de conservação em todo o país. A iniciativa será apoiada pelo governo francês, que assinou termo de cooperação técnica com o Ministério do Meio Ambiente. O ministério já liberou a verba da primeira parcela do projeto.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo, o projeto Mosaico vai integrar as Unidades de Conservação com a criação de novas unidades particulares, com envolvimento dos fazendeiros para que eles adquiram o conceito da preservação ambiental. A idéia é fazer com que os donos das fazendas em área de preservação ambiental e que toda a comunidade no entorno se comprometam com essa questão.
A parceria possibilitará ainda ampla divulgação do projeto em congressos internacionais, assim como visita de técnicos da secretaria à França para uma interação entre os profissionais.
- Os franceses tomaram conhecimento do projeto durante um seminário da Mata Atlântica, realizado em Porto Seguro. O projeto já foi apresentado na França por um técnico do Instituto Bio-Rio que é parceiro da Semma. Esta parceria pode levar a novos desdobramentos interessantes para outros projetos sustentáveis do município, comentou o secretário.