Ao receber nesta quarta-feira (12) representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), o prefeito Welberth Rezende reiterou o compromisso do governo em discutir com representantes das diferentes categorias que compõem o funcionalismo público de Macaé, pautas coletivas que promovam avanços importantes para a administração pública e de assistência à população.
Ao defender a agenda permanente de diálogo com a categoria, Welberth destacou a importância da participação das lideranças do SEPE em novos encontros que serão compartilhados com outros grupos e colegiados que também apresentam e defendem propostas como revisões salariais, benefícios e critérios de gratificações e auxílios.
O prefeito garantiu que o governo se propõe a realizar uma discussão técnica, que coloca em destaque dados fiscais, regras tributárias e responsabilidades baseadas em legislações, avaliadas tanto por membros da gestão municipal, quanto por profissionais que auxiliam os sindicatos na avaliação de reivindicações salariais e benefícios.
A realização do novo concurso público também será debatida nessa agenda permanente.
"Este espaço de diálogo sempre estará aberto com os servidores que desejam construir avanços na assistência à população, através de pautas que valorizem o trabalho de todos. A proposta é discutir com todos a atual realidade administrativa da cidade e o que é possível atender às propostas que melhorem condições de trabalho, recomposição salarial e plano de cargos", afirmou o prefeito.
Na reunião, Welberth pontuou que políticas de incentivo ao fortalecimento da economia da cidade são realizadas como garantia de ampliar as margens de arrecadação de fontes próprias destinadas ao custeio de pagamento de pessoal, com base nos índices estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
"Toda essa discussão precisa ser baseada nas margens e regras que estabelecem as diretrizes da gestão do município, garantindo recursos para a folha de pagamento dos servidores e também o custeio de todos os serviços de assistência à população. Essa transparência é importante para esclarecer todos os pontos que serão debatidos nesta agenda permanente de diálogo", ressaltou Welberth.
A agenda de hoje também abriu espaço para os diretores do SEPE e dos representantes dos porteiros e dos auxiliares de serviços gerais (ASG) da Educação apresentarem ao prefeito às reivindicações apontadas em mobilizações realizadas na cidade em junho, como a criação de uma agenda de discussão sobre a recuperação de perdas salariais acumuladas por reajustes não aplicados em anos anteriores.
Um novo encontro entre o governo e o SEPE para discutir esta recomposição será realizado no dia 12 de setembro.
A reunião contou com a participação do vice-prefeito, Célio Chapeta; do Procurador Geral do município, Fabiano Paschoal; do Procurador chefe de gabinete do prefeito, Rodrigo Cavour; e os Secretários de Educação, Leandra Lopes; Educação Básica, Robério Fernandes; de Fazenda, Carlos Wagner de Moraes; de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino; de Planejamento, Wagner Motta; do Controlador Geral do Município, Edilson Santos; e do Procurador de Licitações e Contratos, Rodrigo Gusmão.